SUGESTÕES
 
 
 
       
 

Bruno Ferreira
Caros responsáveis,

Fomentar a socialização com elementos de grupos diferentes, uma vez que a duração da UV é de 7 dias, e passamos o tempo quase todo com os membros do nosso grupo.

Que tal uma opção dentro da Área Pessoal “Hoje conheci”, onde cada aluno descrevia alguém que tinha conhecido.

Ou uma opção de “Quero agradecer a” por algum gesto ou acção que tinha sido algo por parte de alguém que pretenda destacar.
01-09-2012 | 19:06

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bruno,

Excelente sugestão ! Peço-lhe que a reitere na avaliação final do último dia.

CC

       
       
 

João Gabriel Martins
Sugiro a criação do YouVideos! :)
01-09-2012 | 18:54

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Obrigado pela sugestão ! Teremos online em www.redeuv.com os vídeos que produzimos todos os dias. Vamos pensar na viabilidade de permitir o upload de outros vídeos.

CC

       
       
 

João Gabriel Martins
Depois do meu grupo ter passado pelos testes mais importantes da UV2012 que na minha opinião são o trabalho de grupo sobre da campanha eleitoral e o debate, que é feito na Assembleia, sugeria que tanto em um como em outro deveria ter-se formado um grupo do staff da UV2012, em que no final de os alunos terem sido avaliados estes fariam o mesmo exercicio pedido de forma a futuramente inspirarmo-nos em quem realmente ja percebe de como estes exercicios deviam ser feitos, além de claro mudarmos os erros referidos pelos avaliadores.
01-09-2012 | 17:46

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Interessante sugestão mas não sei se os membros do Staff não incorrem no risco de fazer mais erros do que vocês ;)

CC

       
       
 

Bruno Ferreira
Caros responsáveis,

Se bem que esporadicamente o tema das incubadoras foi levemente abordado, sugiro para que no próximo ano se aborde o tema da Economia de Conhecimento e Cidades Inteligentes, em que estaria presente um ilustre convidado para discursar.

Se Portugal tem uma forte posição geoestratégica, um clima fantástico, universidades reconhecidas internacionalmente, com bastantes artigos científicos publicados pelos nossos alunos, porque não fomentar e facilitar o aparecimento de cidades inteligentes á imagem do Silicon Valley?

Reza a memória que durante a grave crise da Califórnia dos anos 70, foram as medidas como incentivos fiscais para empresas tecnológicas, que fizeram que o Silicon Valley, e California fosse aquilo que são hoje, transformando-se em pouco mais de uma década do estado mais pobre, ao estado mais rico dos Estados Unidos!

Atenciosamente,

Bruno Ferreira
01-09-2012 | 17:36

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bruno,

Muito obrigado pela sugestão. Agradecia que a reiterasse na sessão de avaliação.

CC

       
       
 

João Lourenço
Caro Carlos Coelho,



Não sei se alguma sugestão vai ao encontro desta, face ás inúmeras sugestões expostas. Mas a minha proposta assenta em criar um espaço online que permita as inscrições no «Catch the eye» de um modo mais simples, rápido e instantâneo, em que o moderador tem no segundo acesso à identificação de quem se inscreve e do seu grupo.
01-09-2012 | 12:21

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Muito obrigado pela sugestão. Vamos tentar implementá-lá na próxima UV.

CC

       
       
 

João Diogo Ferreira
Peço desculpa por enviar outra sugestão em tão pouco tempo, mas penso que será importante e lembrei-me agora em contexto de aula.

A criação de uma rede de contacto entre os grupos (incluindo com os coordenadores) que evitará a utilização tão assídua do facebook e, assim, evitar que as câmaras consigam ter uma má percepção sobre a UV.

Obrigado ;)
01-09-2012 | 11:32

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Boa sugestão para pormos o Hugo Tavares a pensar... :)

CC

       
       
 

Selma Sequeira
Bem, como ser humano, muitas vezes precisamos de errar para conseguir ver algumas coisas que até então não tinham sido observadas. Apenas queria sugerir que fosse possivel, após enviar uma" sugestão", um "achei curioso" ou uma "pergunta a" eliminar a intervenção por porte de quem a faz, antes que essa intervenção seja comentada/respondida. DIgo isto porque acabei de enviar um "achei curioso" na área das "sugestões", por lapso. Apesar disso, não posso retificar o meu erro. Vou reenviar, desta vez, para a área certa. Não obstante, fica a sugestão (e, agora, é mesmo sujestão, e não engano ;) ). Obrigada.
01-09-2012 | 11:28

Resposta Carlos Coelho:
Olá Selma,

Parece-me uma excelente sugestão !

CC

       
       
 

João Diogo Ferreira
Sugiro que na próxima UV hajam alguns jogos de "ice-breaking" para um grupo de integrar mais facilmente para se puderem conhecer e ganhar uma mais fácil cumplicidade. Este jogos também poderiam ser para quando os grupo estivessem cansados e, deste modo, terem em pouco tempo ganho outro ânimo.

Obrigado pelo tempo dispensado.
01-09-2012 | 11:24

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

A missão das 3 razões para a melhor cor do mundo inscreve-se nessa lógica de ice-breaking. Se tiver sugestões concretas sou todo ouvidos :)

CC

       
       
 

Selma Sequeira
Já Millôr Fernandes dissera: “Sim, do mundo nada se leva. Mas é formidável ter uma porção de coisas a que dizer adeus.”

Quantos de nós já disse ou pensou: “detesto despedidas” ou “seria mais fácil não ter acontecido… não custaria tanto”?

Eu própria já mas, o tempo e a experiência, tem-me feito tomar uma postura muito diferente da insinuada nestas meras palavras. A verdade é que uma despedida só custa quando algo de bom e marcante acontece e, por isso, apenas quero agradecer tudo o que passei convosco ao longo desta magnífica semana.

Isto é, apenas, um “até já, companheiros!”


01-09-2012 | 11:22

Resposta Carlos Coelho:
Olá Selma,

Muito obrigado pelas palavras sentidas mas não se trata de uma sugestão :)

CC

       
       
 

Ricardo Bessa Marques
Sugeria que em próximas edições, incorporem no espaço físico da UV uma sala de estudo, onde pudéssemos reunir e desenvolver os trabalhos.

Obrigado
01-09-2012 | 11:06

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ricardo,

Temos a consciência que o hotel tem diversas limitações... Como tudo na vida, tem as suas vantagens e inconvenientes...

CC

       
       
 

João Diogo Ferreira
Sugiro que o universo da UV adopte o novo acordo ortográfico. Ou será ainda cedo?

Obrigado.
01-09-2012 | 10:37

Resposta Carlos Coelho:
Olá Diogo,

O que verdadeiramente me preocupa é que todos sejam capazes de se exprimir correctamente e com eficácia. Que a comunicação oral e escrita atinja os seus objectivos e seja clara.

A padronização da ortografia é (sobretudo neste momento de transição) menos importante para nós. Quem quer aplicar, aplica. Quem ainda escreve de acordo com a norma antiga, escreve. :)

CC

       
       
 

João Sousa
Caro Reitor,

Ainda relativamente à actividade da tarde de ontem, deixo a sugestão de se permitir, numa fase inicial do debatde, o direito à resposta, o que permitiria que alguns argumentos fossem esmiuçados e contra-argumentados, estimulando a interactividade entre os nossos convidados.

Fica feita a sugestao :)
01-09-2012 | 10:06

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Costumamos fazer assim. O problema é que ontem tínhamos limitações de tempo que não permitiram, de resto, abrir o catch the eye... :(

CC

       
       
 

Luis Teixeira
Ainda que certamente existam razões para não ter existido espaço a perguntas (modo catch the eye) no painel debate "Precisamos de uma Europa Federal?", teria sido sem dúvida uma mais valia se tivessemos tido essa possibilidade.
31-08-2012 | 18:51

Resposta Carlos Coelho:
Olá Luis,

Não posso estar mais de acordo !

O problema é que o Dr. Paulo Rangel que simpaticamente aceitou esperar pela outra convidada tinha um compromisso em Foz Coa e não estava em condições para prolongar a sua presença em Castelo de Vide...

Tivemos, infelizmente, de nos limitarmos às perguntas obrigatórias...

CC

       
       
 

Bruno Reynaud de Sousa
No decurso desta semana, tenho tido a oportunidade de travar conhecimento com diversos colegas que partilham de um interesse sobre questões ligadas à segurança e defesa nacional e, também, europeia.

Apesar do Programa da UV ter permitido a abordagem destas questões, sugeria - em especial para aqueles que queiram aprofundar conhecimentos nestas matérias - que fossem divulgados os cursos/formações/conferências organizados/as pelo Instituto de Defesa Nacional (www.idn.gov.pt) em especial o Curso de Defesa para Jovens (ver mais em: http://www.idn.gov.pt/index.php?mod=004&area=001).

Muito obrigado.
31-08-2012 | 18:22

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bruno,

Não é exactamente uma sugestão mas aqui fica a divulgação :)

CC

       
       
 

Bruno Ferreira
Caros responsáveis,

-Devo dizer que a comida no hotel é excelente, e muito provavelmente assim que me pesar de novo, terei ganho uns quilinhos!

A verdade é que não houve, pelo menos até agora pratos de peixe. Acho que poderiam apostar um pouco mais na variedade. A uma dieta equilibrada, é a base para uma vida saudável!
31-08-2012 | 18:10

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bruno,

Tem toda a razão. O problema é que quando se fixam as ementas procuramos fazer escolhas que sejam generalizadamente acolhidas por todos os participantes e é mais fácil encontrar consensos em torno de pratos de carne do que de peixe.

Aos almoços é mais fácil porque a escolha do buffet permite a cada um definir o que come em função do seu perfil de consumo alimentar...

CC

       
       
 

Bruno Ferreira
Caros responsáveis,

Uma vez que passamos muito tempo a trabalhar sentados em frente ao computador, porque não existem na UV actividades físicas, não só para relaxar, mas principalmente para estimular áreas do cérebro que estão inactivas mesmo quando existe grande esforço mental.

Que tal uma Pool Party? Ou talvez um teste de Cooper, ou jogo de futebol no complexo desportivo bastante próximo do hotel?
31-08-2012 | 18:06

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bruno,

A sugestão de promover actividades desportivas é recorrente e parece-me uma boa ideia.

O problema reside em definir o que se faz, como se associam todos os participantes da UV (ou pelo menos a sua grande maioria), como encontrar tempo no horário já sobrecarregado da UV e como fazê-lo num hotel que não tem espaços nem condições para isso...

Se tiver sugestões concretas, peço-lhe que as faça na Avaliação Final que farão no domingo de manhã de forma a que a tenhamos presente ao fixar as inovações para a UNIV de 2013.

CC

       
       
 

Pedro Sousa
O modelo de discussão escolhido para o tema "Europa" é sem qualquer dúvida uma aposta ganha. Fica a proposta para que em futuras edições haja uma maior aplicação deste modelo, pois permite o desenvolvimento do sentido critico e é ainda uma forma muito dinâmica de conhecer a fundo os prós e contras de cada tema pelos olhos de quem neles tão convictamente acredita.
31-08-2012 | 17:47

Resposta Carlos Coelho:
Olá Pedro,

Em todas as UVs há um debate no formato de painel oponente. Infelizmente nem sempre são bem sucedidos. Creio que, este ano, tivemos um bom debate. E se não tivesse havido o problema das horas, teríamos tido mais tempo e oportunidade para o Catch the Eye.

CC

       
       
 

Rafael Dias Almeida
Deviamos ter espaços para conhecer melhor o percurso de cada um dos membros do staff. No grupo laranja, conseguimos : tirar algumas dúvidas sobre o percurso académico a seguir depois da licenciatura com a conselheira Filipa, aprender um pouco mais sobre a psicologia e comunicação com a Susana, o Pedro Esteves explicou-nos questões geopolíticas e militares na União, o Nuno Matias falou da sua experiência neste primeiro ano de Parlamento, entre outros... A troca de experiências reais pode ser muito enriquecedora, tal como aconteceu no jantar dos jovens empreendedores
31-08-2012 | 17:16

Resposta Carlos Coelho:
Olá Rafael,

Acho isso muito bem e creio que devemos tirar melhor dos almoços para estimular um maior contacto e um melhor conhecimento entre os membros da família da UV. Mas creio que isso deve resultar a iniciativa das pessoas.

Não vislumbro bem como se pode "organizar" esses encontros com carácter obrigatório e não acho que seja positivo fazê-lo...

CC

       
       
 

Marco Ribeiro Narciso
Sugeria 2 novos temas:

- Saúde - denoto grandes lacunas na informação dos alunos sobre o SNS e lógica de financiamento (informação e debate sobre a noção de "estado social" e sua "dimensão" - questões políticas e não propriamente económicas)

- Direito (noções básicas de jurisprudência, nos quais os elementos de áreas técnico-cientificas são bastante deficitários)

Compreendendo as dificuldades da sua anexão num programa já de sí tão preenchido com temas de tanta pertinência e qualidade, sugeria a eventualidade de seminários simultâneos, com inscrição prévia dos alunos de forma a programar as salas..
31-08-2012 | 17:16

Resposta Carlos Coelho:
Olá Marco,

Estou sempre disponível para acrescentar novas e interessantes valências ao currículo da UV. O problema é que como o tempo não é elástico, acrescentar temas significa retirar alguns dos que já estão. Assim, (a pergunta acaba por ser) quais são os temas que retira do nosso Programa para acomodar os que propõe.

Irá fazer esse exercício na Avaliação Final de domingo de manhã. :)

CC

       
       
 

Luis Teixeira
Pela sua importância no panorama nacional, sugiro que seja considerado o tema Turismo. Poderá ser num jantar conferência ou incluido numa aula de economia através de um orador que domine esta temática.
31-08-2012 | 16:22

Resposta Carlos Coelho:
Olá Luis,

Peço-lhe que reitere essa sugestão na sessão de avaliação que vai ocorrer no domingo de manhã.

CC

       
       
 

Jorge José
boa tarde. acho importante que os grupos tenham um local para operar nos seus trabalhos, de grupo e pessoais, o problema e que depois das 2:00 da manha nao existe nunhum lugar, pois o bar encerra. Acho que seria impotante uma sala de estudo aberta até mais tarde. Digo isto porque já vi grupos a trabalhar nas escadas do hotel.
31-08-2012 | 15:14

Resposta Carlos Coelho:
Olá Jorge,

Temos bem presentes as limitações do hotel onde estamos. Para além disso não me parece que devamos encorajar o prolongamento dos trabalhos para lá das 02.00h.

CC

       
       
 

Sónia Cláudia Branco
Sugestão de merchandising: dado que todos os dias distribuem-se garrafas de água que são inutilizadas, uma possível oferta aos alunos poderia ser, garrafas de água reutilizáveis em alumínio. Assim, apenas seria necessário dispensadores de água e cada um utilizava conforme as suas necessidades. Evitam-se desperdícios de água e de plástico!
31-08-2012 | 14:46

Resposta Carlos Coelho:
Olá Sónia,

Obrigado pela sugestão ! Peço-lhe que a reitere na Avaliação Final que farão no domingo de manhã de forma a que a tenhamos presente ao fixar as inovações para a UNIV de 2013.

CC

       
       
 

Rafael Dias Almeida
Sem querer abusar deste espaço, uma vez que vou fugir ao seu propósito, seria possivel saber se vai ser disponibilizado o espaço da 6ª Universidade Europa (Coimbra) no site da rede uv?
31-08-2012 | 14:37

Resposta Carlos Coelho:
Olá Rafael,

Sim, está atrasado mas vai estar disponível.

CC

       
       
 

Patrícia Pimenta
Gostei muito da oferta do livro de Paulo Rangel, espero que a iniciativa possa ser repitida noutras intervenções/conferências.
31-08-2012 | 14:32

Resposta Carlos Coelho:
Olá Patrícia,

Eu também terei o prazer de vos oferecer um livro no último dia :)

CC

       
       
 

Rafael Dias Almeida
Como já tive oportunidade de propor ao Paulo Colaço e no seguimento de uma sugestão anterior, poderiam publicar uma ou duas histórias do livro "Histórias da JSD" no JUV. Tendo em conta que este é um livro cujas receitas revertem para a JSD, não se iria cometer nenhum tipo de irregularidade.
31-08-2012 | 14:31

Resposta Carlos Coelho:
Olá Rafael,

A questão não é o suposto interesse comercial. É de saber se isso tem a ver com a "dinâmica" da UV.

CC

       
       
 

Sara Crespo
Boa tarde,

sugiro que controlem mais o ar condicionado visto que já existem inúmeras pessoas com a garganta afetada.

Obrigada.
31-08-2012 | 14:26

Resposta Carlos Coelho:
Olá Sara,

Vou passar a informação ao hotel.

CC

       
       
 

Ângelo Santos
Caro Reitor,

Sugiro que quando futuramente fizerem debates na Rede UV que um dos convidados fosse o Dr. Álvaro Santos Pereira, Ministro da Economia e do Emprego, para discutir temáticas como o desemprego jovem.

Grato pela atenção

Ângelo Santos
31-08-2012 | 12:31

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ângelo,

Peço-lhe que reitere a sugestão na avaliação que vai ocorrer no domingo de manhã.

CC

       
       
 

Catarina Brito
Com base na aula interativa da Dr Maria da Conceição Zangalo surgiu a seguinte ideia:

Proponho que se faça uma sessão ou atividade entre os grupos de partilha de experiências, oor exemplo “ Melhor e a pior experiência da minha vida…”.


31-08-2012 | 12:30

Resposta Carlos Coelho:
Olá Catarina,

Peço-lhe que reitere a sugestão na sessão de avaliação de domingo de manhã.

CC

       
       
 

Tiago Pais
Acho que era interessante darmos uma vista de olhos nas fotos da UV do PS, no facebook, para vermos claramente as gritantes diferenças. Obrigado
31-08-2012 | 12:29

Resposta Carlos Coelho:
Olá Tiago,

Já espreitei e é penoso ;)

CC

       
       
 

Ângelo Santos
Caro Reitor, não sei se está disponível para responder a perguntas, mas decidi fazer uma.

Gostaria de saber a sua opinião sobre a medida do Governo em cobrir 50% do Ensino Português com o Ensino Profissional, a longo prazo numa escala de 15 a 30 anos acha que este pode ser coberto com 90 ou 100 por cento. A nível da competitividade europeia e internacional onde é que Portugal se pode destacar com esta medida.

Grato pela atenção

Ângelo Santos
31-08-2012 | 12:24

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ângelo,

Desconheço os pormenores da medida do Governo e não estou, portanto, em condições de a comentar ou criticar.

Acho porém que a divisão estanque entre ensino "normal" e "profissional" tenderá a esbater-se ao longo do tempo. Cada vez mais o percurso escolar incluirá valências próprias do ensino "profissional" e este reforçará componentes típicas da via de prosseguimento dos estudos.

De certo modo temos feito isso na Universidade de Verão. Ao longo dos tempos vimos reforçando componentes de formação concreta que não estavam inicialmente previstas no currículo da UV. O Falar Claro, os trabalhos de grupo e até a simulação da Assembleia vieram reforçar as aprendizagens concretas e mais práticas que não existiam na UV de 2003.

CC

       
       
 

Bruno Reynaud de Sousa
Sugeria a possibilidade de preenchimento do "aprendi que..." também on-line. Muito obrigado.
31-08-2012 | 12:08

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bruno,

Muito obrigado pela sugestão.

Peço-lhe que a reitere na avaliação de domingo de manhã.

CC

       
       
 

Ângelo Santos
Caro Reitor,

Não é uma sugestão mas sim um pedido de esclarecimento.

Quando é que o Dr. Durão Barroso vai responder às nossas perguntas no JUV ?

Grato pela atenção

Ângelo Santos
31-08-2012 | 12:06

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ângelo,

De facto não é uma sugestão ;)

Estamos à espera das respostas ainda hoje. Serão publicadas na edição do JUV que sai na madrugada de domingo.

CC

       
       
 

Miguel Cruz Bugalho
Caro Reitor da Universidade de Verão,

Sabendo que o descanso é essencial mas que não se relaciona com trabalho, sugeria que o hotel escolhido para as novas edições permita a que cada grupo possa trabalhar em salas próprias, pois muitos de nós com a expectativa do nosso grupo ser o melhor perdemo-nos nas horas. Ou então, arranjar a sala de maneira a que todos possam trabalhar sem trocar de sala.

Grato pela atenção

Miguel Cruz Bugalho
31-08-2012 | 11:37

Resposta Carlos Coelho:
Olá Miguel,

Temos bem presente as limitações do Hotel mas não é fácil encontrar melhores soluções em termos de localização, condições (o hotel todo reservado para nós sem outros hóspedes) e de preço...

CC

       
       
 

Nelson Bento Pereira
As aulas são longas e podem propiciar a distração. Proponho um intervalo a meio das aulas que nos dê oportunidade de discutir o tema a meio. Acho que melhorará a qualidade da discussão e a atenção dos alunos.

Obrigado.
31-08-2012 | 11:22

Resposta Carlos Coelho:
Olá Nelson,

Essa é uma sugestão recorrente em todas as edições da UV. Receio que intervalos conduzam a dispersão e a perda de tempo...

Mas está convidado a reiterar essa sugestão na Avaliação Final que farão no domingo de manhã de forma a que a tenhamos presente ao fixar as inovações para a UNIV de 2013.

CC

       
       
 

Andreia Almeida
Sr. Reitor da Universidade,

gostaria de sugerir se possível a partilha das apresentações dos trabalhos de grupo de ontem uma vez que os tempos que se avizinham serão demarcados em matéria de campanha e portanto será um bom meio de trabalho para que estejamos mais atentos aos patamares que envolvem esse timing de agitação política.

Agradeço a atenção.
31-08-2012 | 11:03

Resposta Carlos Coelho:
Olá Andreia,

Acabei de pedir ao secretariado para colocar online na Intranet os trabalhos dos grupos.

CC

       
       
 

Diogo Braz
Este já será dificil para este ano, mas fica a ideia da criação de um "speaker corner" para os alunos poderem falar aos colegas durante as horas de refeição. A dinâmica poderia ser com intervenções com um máximo de cinco minutos sobre um tema/experiência que poderá interessar aos outros alunos, assim, fomentava-se a partilha de conhecimentos e entre alunos. Haveria um inscrição prévia e ordem própria (e um nº máximo de intervenções p/ dia). ;)
31-08-2012 | 10:58

Resposta Carlos Coelho:
Olá Diogo,

A ideia parece-me muito criativa.

Peço-lhe que reitere essa sugestão na Avaliação Final que farão no domingo de manhã de forma a que a tenhamos presente ao fixar as inovações para a UNIV de 2013.

CC

       
       
 

Hugo Ricardo Silva
Together we achieve more !
31-08-2012 | 10:50

Resposta Carlos Coelho:
Olá Hugo,

Não é uma sugestão !!!

CC

       
       
 

Sílvia Santos
"o voluntariado ajuda-nos a desenvolver competências que não imaginariamos que tinhamos" - Drª Conceição Zagalo
31-08-2012 | 10:43

Resposta Carlos Coelho:
Silvia,

Também concordo mas isto não é uma sugestão para mim :)

CC

       
       
 

Mariana Máximo Contreira
No seguimento da apresentação dos trabalhos relativos à Campanha Eleitoral, sugiro que a análise/avaliação dos grupos seja de alguma forma detalhada e comunicada aos grupos com vista a dar a conhecer aos intervenientes quais os erros que cometeram, bem como saber quais foram os aspectos valorizados.
31-08-2012 | 10:29

Resposta Carlos Coelho:
Olá Mariana,

Fiquei com essa sensação, ainda durante a sessão. Concordo consigo ! Vamos ver se conseguimos ainda fazê-lo nem que seja à distância.

CC

       
       
 

Guilherme Canedo Correia
Caro Reitor da UV,

A minha sugestão de hoje não é tão dirigida à organização, antes sendo uma sugestão a todos os companheiros que aqui estão a ser formadas.

Assim, caros companheiros, sugiro que todos nós ajudemos a Dra. Conceição Zagalo a divulgar a GRACE junto dos nossos grupos de amigos e familiares.

Creio que essa divulgação será um bom primeiro contributo.

Talvez possamos, agora mesmo, ligar os nossos Facebook's e afins e adicionar/fazer like à página desta organização.~

Seguro da colaboração de todos,

Grato pela atenção,

GCC
31-08-2012 | 10:25

Resposta Carlos Coelho:
pois, Guilherme...

A intenção é boa mas não é uma sugestão para mim :)

CC

       
       
 

Sofia Pires
Visto que já existe uma visita diurna ao castelo, a minha sugestão é que para o próximo ano também exista uma visita nocturna :)
31-08-2012 | 10:20

Resposta Carlos Coelho:
Olá Sofia,

E o que você verá da vista e do Castelo durante a noite ? :)

CC

       
       
 

Dery Cabral
Se quiserem mudar o mundo, avancem, o mundo é vosso - Paulo Colaço
31-08-2012 | 10:09

Resposta Carlos Coelho:
Olá Dery...

Isto devia ser um Achei Curioso e não uma sugestão para mim :)

CC

       
       
 

Eduardo de Bragança
Integrar numa próxima edição uma aula com um orador internacional, em inglês, com interação também em inglês entre participantes e orador
30-08-2012 | 19:51

Resposta Carlos Coelho:
Olá Eduardo,

Muito obrigado pela sugestão. Estrangeiros só tivemos espanhóis...

Peço-lhe que reitere essa sugestão na Avaliação Final que farão no domingo de manhã.

CC

       
       
 

Eduardo de Bragança
Permitir algum tempo no calendário para uma atividade desportiva e acrescentar alguma música ambiente aos intervalos entre sessões
30-08-2012 | 19:49

Resposta Carlos Coelho:
Olá Eduardo,

O desporto é uma sugestão recorrente mas não temos muito tempo no Programa nem condições no Hotel. A única actividade desportiva é o passeio a Castelo de Vide e algum mergulho a horas mais incomuns :)

CC

       
       
 

Marta Tavares
Penso que a atribuição do tema para os trabalhos de grupo pode ter suscitado algumas dúvidas, isto é, trabalhámos com dados de Cabo Verde aplicado a uma realidade portuguesa.
Torna-se um pouco confuso a interligação/cruzamento destes dois critérios. Deixo a sugestão da necessidade da mesma origem geográfica dos critérios que servem de base a este tipo de trabalho.
30-08-2012 | 19:30 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Marta,

A alternativa era uma de duas: ou criávamos uma realidade virtual inventado um concelho fictício (e provavelmente percebendo-se que era pouco real) ou corríamos o risco de introduzir desigualdades entre os participantes que conhecem e os que desconhecem o concelho escolhido.

CC

       
       
 

António Malheiro Reymão
Penso que o tempo dado na apresentaçao dos trabalhos para a defesa se preparar nao é muito longo, daí, penso eu, o Reitor Carlos Coelho ter dito que as defesas "preparadas" pelos grupos terem sido a parte mais fraca da apresentaçao. Apesar de isto conciliar a capacidade de ouvir e ao mesmo tempo tirar notas para preparar a sua defesa, penso que teríamos feito melhores defesas se tivessemos um pouco mais de tempo. Mas é apenas uma opinião. Muito obrigado
30-08-2012 | 18:17

Resposta Carlos Coelho:
Tem razão António,

Mas não só não dispunhamos de mais tempo como na vida e na vida política a pressão faz parte do dia-a-dia :)

CC

       
       
 

João Miguel Silva
Sugiro que a assembleia geral se mantenha, mas que se crie um manual de campanha e haja uma formação contínua e de elite ao estilo de ontem no falar claro, para que possamos ajudar os nossos autarcas.
30-08-2012 | 16:38

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Muito obrigado pelas sugestões !

CC

       
       
 

Luis Teixeira
Criação de um seating (nomes) ao almoço que promova uma rotatividade e o contacto inter equipas. Um pouco o que é feito na selecção dos uvianos para os grupos de trabalho, mas neste caso promovendo o contacto entre membros de diferentes equipas. Não diria em todos os almoços, pois também é necessário ter tempo em equipa, mas em alguns seria interessante. Conselheiros e staff poderiam igualmente ser distribuídos por mesa.

Ex. Mesa X

1 Staff / 1 Conselheiro / 1 Eq. Amarela / 1 Eq.Azul / 1 Eq. Bege / 1 Eq. Castanho / 1 Eq. Cinzento / 1 Eq. Encarnado / 1 Eq. Laranja / 1 Eq. Rosa


30-08-2012 | 16:32

Resposta Carlos Coelho:
Olá Luis,

Peço-lhe que reitere essa sugestão na Avaliação Final que farão no domingo de manhã de forma a que a tenhamos presente ao fixar as inovações para a UNIV de 2013.

No seu modelo o que faz com os grupos Roxo e Verde ? :)

CC

       
       
 

André Madeira de Jesus
Caro Reitor da X UV,

Não há muito a melhorar, visto que esta universidade roça o perfeito. Assim, vou ao detalhe: estou em crer que muitos de nós gostamos de comer torradas ao pequeno-almoço, e hoje reparei não ser possível, salvo o caso de colaboradores. É compreensível, visto que daria muito trabalho ao catering do hotel. Consequentemente sugiro que exista uma torradeira, como por exemplo uma torradeira de rolo, de maneira a que os alunos pudessem assim fazer as suas torradas sem quaisquer complicações para estes últimos.

obrigado pela atenção
30-08-2012 | 16:29

Resposta Carlos Coelho:
Olá André,

Acho que tem toda a razão !

Peço-lhe que reitere essa sugestão na Avaliação Final que farão no domingo de manhã de forma a que a tenhamos presente ao fixar as inovações para a UNIV de 2013.

CC

       
       
 

Guilherme Canedo Correia
Caro Reitor da X UV,

Estou convicto de que saber fazer networking é essencial para qualquer político. Dessa forma, creio que a UV poderia estimular os formandos a investir tempo em networking, bem como, dar as principais luzes a este respeito.

Grato pela atenção cedida,

GCC
30-08-2012 | 16:28

Resposta Carlos Coelho:
Olá Guilherme,

Vamos dar a todos uma lista com os contactos de todos no último dia.

CC

       
       
 

Vitor Manuel Fonseca
Acho que seria util os grupos no final de cada aula, poderem votar no melhor grupo daquela aula...
30-08-2012 | 16:20

Resposta Carlos Coelho:
Olá Vítor,

Peço-lhe que reitere essa sugestão na Avaliação Final que farão no domingo de manhã de forma a que a tenhamos presente ao fixar as inovações para a UNIV de 2013.

CC

       
       
 

Vitor Manuel Fonseca
Caros Carlos e Duarte

Tenho a consciência que é dificil, focar todas as áreas nos programas da Universidade, mas estou em crer, que falta uma palestra sobre estrutura partidária.
30-08-2012 | 15:48

Resposta Carlos Coelho:
Olá Vítor,

Como o tempo é limitado a uma semana. A questão é: o que é que você elimina do actual Programa para incluir uma "aula" sobre a estrutura partidária.

Vai poder fazer esse exercício na Avaliação Final no domingo de manhã.

CC

       
       
 

Guilherme Canedo Correia
Caro Reitor da X Unversidade de Verão,

Considerando o facto de o hotel ter piscina, julgo que seria interessante, em mais um momento de distracção, instituir o "mergulho UV". Este mergulho, em nada relacionado com os raios solares, pretende que haja um momento de convívio junto à piscina para celebrarmos o Verão!

Agradeço a atenção,

GCC
30-08-2012 | 15:28

Resposta Carlos Coelho:
Olá Guilherme,

Eu já dei um mergulho com alguns de vós quando regressámos da visita a Castelo de Vide :)

CC

       
       
 

André Filipe Morais
Caro Carlos,

Julgo que numa próxima edição da UV poder-se-á levar a cabo um debate envolvendo os 10 grupos, modelo Oxford Union, como o Prof. Marcelo referiu na sua aula, tendo como temas questões fracturantes na Sociedade ou mesmo no próprio Partido. Não há dúvidas que estão aqui reunidos os ingredientes necessários para que seja um sucesso - moderadores e avaliadores eperientes e participantes interessados e muito motivados. Fica a sugestão.
30-08-2012 | 15:09

Resposta Carlos Coelho:
Olá André,

Peço-lhe que reitere essa sugestão na Avaliação Final que farão no domingo de manhã de forma a que a tenhamos presente ao fixar as inovações para a UNIV de 2013.

CC

       
       
 

Vitor Manuel Fonseca
Caro Carlos Coelho

Nas próximas Universidades, gostaria que fossem feitas mais actividades de interacção entre os grupos.

Assim, seria possivel conhecer melhor os restantes participantes e as suas ideias politicas.
30-08-2012 | 14:43

Resposta Carlos Coelho:
Olá Vítor,

Essa sugestão é recorrente ao longo dos anos. Importa-se de sugerir formas concretas para o fazermos ?

Peço-lhe que o explicite na Avaliação Final que farão no domingo de manhã de forma a que a tenhamos presente ao fixar as inovações para a UNIV de 2013.

CC

       
       
 

Ângelo Santos
Caro Reitor, Carlos Coelho.

Acho que na hora em que os Grupos têm que fazer as questões obrigatórias, a comunicação social não deveria estar na sala de aula, reparei no outro dia que um dos convidados não respondeu à minha questão que tão directa foi, por causa da presença dos mesmos, também já conversei com alguns alunos e eles também partilham desta opinião. Com certeza os convidados não querem ficar em cheque perante os jornais/televisões, por isso em próximas iniciativas da UV ou até ao final desta sugeria que fizessem a experiência, com certeza vamos ficar todos mais esclarecidos perante as questões que fazemos.

Grato pela atenção

Ângelo Santos


30-08-2012 | 14:06

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ângelo,

Não posso estar mais de acordo consigo. As nossas regras dão, porém, a cada convidado a possibilidade de determinar se a sessão é fechada ou se é total ou parcialmente aberta aos jornalistas.

Marcelo Rebelo de Sousa e Conceição Zagalo, por exemplo, quiseram jornalistas presentes em toda a aula. Leonor Beleza e Carlos Pimenta quiseram estar à vontade conosco e não autorizaram jornalistas na sala. António Borges autorizou na intervenção inicial mas não permitiu recolha de imagens e som ou citações da parte de perguntas. Cada qual com o seu critério...

CC

       
       
 

João Diogo Ferreira
Olá Carlos, se assim me permite tratá-lo.

Gostaria que sugerisse ao Dr. António Borges a disponibilidades de responder a algumas respostas dos alunos da UV através a intranet ou outro meio, pois foi uma aula em que muitos gostariam de fazer mais questões. Por exemplo, gostaria de ter posto uma questão sobre a impunidade a que Vítor Constâncio foi sujeito.

Desculpe pelo incómodo e obrigado pelo tempo dispensado ;)
30-08-2012 | 12:33

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Vamos promover debates online na REDE UV. Conto consigo para dar sugestões de convidados.

CC

       
       
 

João Miguel Silva
Bom dia. Caro reitor, sugeria que fosse criado um novo separador na intranet. Isto é, o "achei curioso" está a ser usado como citador ficando assim citações e curiosidades juntas. Sugiro então que se crie o separador "citador" e que o "achei curioso" fique para curiosidades como uma guerra que aconteceu e não tínhamos conhecimento, ou simplesmente a cor da gravata dos nossos oradores. Obrigado :)
30-08-2012 | 12:23

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Acho que tem toda a razão !!!

Peço-lhe que reitere essa sugestão na Avaliação Final que farão no domingo de manhã de forma a que a tenhamos presente ao fixar as inovações para a UNIV de 2013.

CC

       
       
 

Pedro Laborinho
mais tempo livre para conhecer Castelo de Vide
30-08-2012 | 10:32

Resposta Carlos Coelho:
Olá Pedro,

Espero vê-lo na visita a Castelo de Vide, hoje ! :)

CC

       
       
 

Patrícia Ferreira
Bom dia,

visto que desde ontem os nossos convidados têm-se feito apresentar acompanhados por suportes audio-visuais, porque não disponibilizá-los aqui?

Dando destaque ao excelente powerpoint trazido por o eng. Carlos Pimenta, com os mais variados dados relevantes para a percepção do tema, recordo a quantidade de gráficos apresentados durante a manhã, penso que seria útil para todos nós que aqui fosse criada uma secção que agrupasse todos estes suportes.

Obrigada.
30-08-2012 | 10:31

Resposta Carlos Coelho:
Olá Patrícia,

Estamos a colocar na Intranet esses ficheiros. Veja em Mediateca. Já lá estão vários incluindo os que refere na sugestão.

Tem até um destaque na Intranet à direita com os últimos ficheiros acrescentados.

CC

       
       
 

Bruno Ferreira
Bom dia!

Caros responsáveis,

Em pleno século 21 em que todos os jovens tem portátil ou tablet, e acesso à internet creio que faria mais sentido que todo o material de suporte seja "online".

Já para não falar do aspecto ambiental. Quantas árvores não salvaríamos com esta iniciativa?

Cordiais cumprimentos,

Bruno Ferreira
30-08-2012 | 09:57

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bruno,

Temos acrescentado a participação online nas últimas edições da UV. Grande parte das Perguntas às personalidades, das sugestões e do Achei Curioso estão ( e bem ) a ser colocadas por vós através da Intranet e apenas uma minoria é feita em impresso.

Mas ainda não estamos em condições de prescindir totalmente do papel...

CC

       
       
 

Pedro Miguel Carvalho
Bom dia caro Reitor,

Visto que muitos companheiros se candidatam e não são selecionados, julgo que poderia haver um dia em que os "não escolhidos" pudessem fazer questões aos oradores.
30-08-2012 | 09:37

Resposta Carlos Coelho:
Olá Pedro,

Muito obrigado pela sugestão. Não acontece com todos mas muitos dos que não são seleccionados ficam com um sentimento de desilusão. Receio que criar uma forma de participação menor só prolongue esse sentimento...

CC

       
       
 

Vasco Teles Touguinha
A rede wi-fi é uma ferramenta excelente, porém peca pela sua velocidade, fica extremamente complicado comunicar-mos e aceder a informação necessária, assim, fica a sugestão para que no próximo ano possam aumentar a velocidade da mesma, para que os alunos possam mais rapidamente e melhor preparar os seus trabalhos.
29-08-2012 | 18:06

Resposta Carlos Coelho:
Olá Vasco,

A rede wi-fi está rápida. P que está lento é o acesso à Internet. Hoje não consegui aceder ao meu email de Bruxelas.

Também sou vítima do péssimo serviço da Portugal Telecom ! :(

CC

       
       
 

Rafael Dias Almeida
Apresentação, com a participação do Paulo Colaço, do livro "Histórias da JSD" , contando algumas das situações que referiu nas apresentações do livro que foram feitas pelo país.
29-08-2012 | 16:50

Resposta Carlos Coelho:
Olá Rafael,

Muito obrigado pela sugestão. Vou passá-la ao Duarte Marques e ao Paulo Colaço. Receio, porém que já tenhamos os dias muito "carregados"

CC

       
       
 

Andreia Almeida
'Quem viu ontem o telejornal?' Perguntou o Dr. Rodrigo Moita de Deus- Poucos são aqueles que se sentem cidadãos informados, a informação é ínfima.

A minha sugestão é que se partilhem noticias relevantes da atualidade (como novo post na intranet) para que possamos interagir entre nós e assim adquirir mais conhecimento.

Outra sugestão, que não sei se será exequível, seria ter uma plataforma dividida por áreas que serão debatidas na U.V para que possamos (antes e depois das aulas ou jantares/conferência) partilhar o que conhecemos sobre tal assunto (pode até ser da nossa área de formação), o que ficámos a saber, pontos de interesse a aprofundar e fontes de informação a pesquisar para o futuro.

Gostaria também que se aproveitasse as perguntas iniciais dos oradores em relação ao livro/video que mais gostam de forma a que se eleja um para ser visualizado/resumido num momento da U.V.
29-08-2012 | 16:01

Resposta Carlos Coelho:
Olá Andreia,

Parecem-me sugestões muito interessantes e apenas tenho dúvidas sobre a exequibilidade de uma delas. Peço-lhe que reitere as sugestões na sessão de avaliação que faremos no domingo de manhã de forma a que as tenhemos presentes na preparação da UV2013.

CC

       
       
 

Vitor Manuel Fonseca
Caro Carlos, para as próximas edições da Universidade de Verão acho que pode ser interessante transmitir em directo via on-line as conferências e debates. Assim, esta estrutura ficaria ainda mais aberta à sociedade civil.
29-08-2012 | 14:00

Resposta Carlos Coelho:
pois, Vítor...

Mas os oradores ficam inibidos de serem abertos como o são falando só para a UV. O Eng. Carlos Pimenta falou sem os jornalistas poderem gravar. O Falar Claro é à porta fechada e outras aulas vão ter idênticas limitações.

Por isso só fazemos o broadcasting através da REDEUV e com password para os antigos alunos da UV. Vocês, nos próximos anos, terão idêntico privilégio. Poderão seguir os debates através da REDEUV.

CC

       
       
 

João Diogo Ferreira
Acham que seria uma mais valia apresentar os currículos dos oradores com uma maior antecedência aos alunos, pois assim conheceríamos melhor o trabalho por eles desenvolvidos para que as questões em alguns casos fossem focadas nas características das atividades já por ele desenvolvidas? Ou existe alguma razão especial? Obrigado pelo tempo dispensado.
29-08-2012 | 13:56

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Tem toda a razão !

A distribuição deve ser feita na própria Sessão mas na Intranet pode-se conhecer já os CVs todos. Vou pedir ao Hugo Tavares para providenciar nesse sentido.

CC

       
       
 

Diogo Godinho
Nunca é tarde para fazer uma pergunta.

Com esta oportunidade única de podermos escrever uma pergunta a uma elevada personalidade, peço que não limitem o tempo de "Pergunta a...", isto porque parece ser já impossível fazer uma pergunta a Assunção Esteves ou Durão Barroso.
29-08-2012 | 12:18

Resposta Carlos Coelho:
pois Diogo...

O problema é que temos horas acertadas com essas personalidades para nos responderem a tempo de publicarmos as respostas no JUV.

CC

       
       
 

Hugo Ricardo Silva
Gostaria apenas de sugerir que a qualidade da internet fosse melhorada, há situações que nos complica bastante a forma de trabalhar em grupo !

Obrigado.
29-08-2012 | 11:56

Resposta Carlos Coelho:
Olá Hugo,

Também sou vítima do péssimo serviço da Portugal Telecom ! :(

CC

       
       
 

Inês Madeira Santos
Olá, Carlos. Acho que seria interessante esta nossa rede ter um sistema de "avaliação" para as "sugestões" e o "Achei Curioso", à semelhança dos likes do facebook (inserindo também o dislike), de modo a que pudessemos interagir com as opiniões dos nossos colegas e mostrar que partilhamos (ou nao) das suas opiniões ;)
29-08-2012 | 11:56

Resposta Carlos Coelho:
Olá Inês,

Tem toda a razão. Passo a ideia ao Hugo Tavares para estudar a possibilidade de introduzirmos essa funcionalidade na nossa Intranet.

CC

       
       
 

Miguel Barroso Rainha
A minha sugestão consiste em criar uma biblioteca da Universidade de Verão. Penso que esta ideia tem sentido pois o contacto com o mundo dos livros é importante pois sensibiliza nós, os alunos, para querermos saber mais e sermos mais criticos. Por outro lado penso que esta ideia também tem sentido pois como todos os oradores fazem sugestões de livros, assim os alunos poderiam ter um contacto imediato com os mesmos. Espero que seja útil. Obrigado
29-08-2012 | 10:33

Resposta Carlos Coelho:
Excelente sugestão, Miguel !

Vamos tê-la presente na preparação da UV 2013. Pode ser uma biblioteca virtual... ?

CC

       
       
 

Sónia Cláudia Branco
Já aqui foi referido a questão de diminuir a utilização de papel. A minha sugestão relaciona-se com a questão do merchandising entregue, nomeadamente a pasta de porta-documentos e Portatil/Tablets.

Dado que muitos de nós talvez não voltemos a utilizar a pasta no nosso dia-a-dia, poderia ser uma iniciativa, ao critério de cada aluno: ficar na posse da pasta, devolver para reutilização edições seguintes ou até mesmo entregar a uma instituição de segurança social. Neste sentido, ao invés de imprimir o logo diretamente no tecido da pasta, poderá ser identificada cada edição por afixação de um PIN metálico, por exemplo. Reutilização e solidariedade a pensar nas gerações futuras!


29-08-2012 | 10:31

Resposta Carlos Coelho:
Olá Sónia,

Interessante sugestão. Também é verdade que há pessoas que gostam de ficar com essa recordação. Vamos ponderar a sua solução na preparação da próxima UV.

CC

       
       
 

Diogo Godinho
Creio que já foi sugerido mas, as áreas de trabalho (extra aulas) poderiam ser melhoradas - sala de jantar aberta durante a noite.

Penso não haver necessidade de as pessoas terem que estar em quartos ou na escada para trabalhar.
29-08-2012 | 08:59

Resposta Carlos Coelho:
Olá Diogo,

Está aberta até às 02.00h. Não queremos estimular os trabalhos pela noite adentro de forma a não comprometer a vossa capacidade de concentração na aula da manhã.

CC

       
       
 

João Gabriel Martins
Sugeria que o local da organização das proximas Universidades de Verão, passa-se por um concurso de candidaturas.

Está visto que Castelo de Vide é verdadeiramente um bom sitio para a organização deste evento, até agora estou a gostar do local da organização e pelo que ouvi até hoje esta localidade sempre recebeu bem este marco de formação de jovens com cariz politico.

Apesar de isto tudo penso que o final desta UV2012, podia ser o ponto de viragem e este tema poderia ser debatido, acrescento ainda porque não um sistema rotativo entre as JSD Regionais visto serem estas talvez as que têm mais força e preparação para organizar um evento desta dimensão.

Seria um sistema um pouco aproximado do que é usado no meio do associativismo (ENA's, ENDA's, ESN's etc) tornando assim mais justo o local da organização, visto que Castelo de Vide não é bem uma zona central do País.

Para quem não conhece este sistema resumidamente explico rematando uma sugestão:

- No final de cada UV as JSD's regionais através dos seus membros/alunos representados nessa mesma UV apresentariam a sua intenção de candidatura apresentando um breve texto de motivação a ser o proximo organizador.

-Posteriomente os alunos da UV votariam no candidato que achassem mais indicado.

- As três JSD's Regionais mais votadas teriam que apresentar o seu relatorio de candidatura à organização da UV no maximo até 6 meses antes da data de realização desta para que esta tenha tempo de avaliar qual o melhor candidato.

Esta minha sugestão surge porque penso que com este sistema, a organização da UV ficaria mais apoiada e ao mesmo tempo menos subcarregada com a logistica deste evento ajudando assim na melhoria ao longo dos anos das UV's.

Ao mesmo tempo demonstraria confiança nos orgãos sociais das variadas JSD Regionais podendo estas provar o seu valor na organização de eventos deste calibre e até mesmo preparar os jovens destas "fileiras" para num futuro proximo serem os seguidores deste legado que é a Universidade de Verão.

Fica a sugestão, obvio que os detalhes teriam que ser discutidos ao promenor para tal fico a vossa inteira disposição.

ps: Caso o metodo de candidaturas seja totalmente impossivel de realizar, sugeria apenas que o evento fosse realizado algures na zona centro do país tornando assim mais "isento" ou até mesmo central o local da organização da UV.
29-08-2012 | 05:52

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Obrigado pela sugestão. Em princípio não tenho nada contra a ideia mas o concurso não poderia ser totalmente aberto. Não queremos organizar a UV no litoral nem em grandes centros urbanos nem na proximidade de centros de diversão/dispersão (como discotecas, etc.).

Se acrescentarmos que deve ser mais ou menos no centro do País, com bons acessos e barato, não sobram muitas alternativas... :)

CC

       
       
 

Marco Ribeiro Narciso
Sugeria que o período de perguntas online a convidados fosse estendido no futuro.

Penso particularmente no caso do Prof. Doutor Miguel Morgado, cuja conferencia me interessou bastante mas a quem não foi possível acrescentar perguntas individuais. Neste caso em particular, a realização da pergunta e respectiva resposta online permitiria aliás uma melhor gestão do tempo no evento.

Melhores cumprimentos
28-08-2012 | 22:38

Resposta Carlos Coelho:
Olá Marco,

Já tentámos essa possibilidade no passado mas não é fácil conseguir disponibilidade dos oradores para tanto. Por exemplo, ontem o Doutor Miguel Morgado veio a conduzir o seu carro. Regressou a Lisboa (na viagem não teria possibilidade de responder) e hoje está o dia todo fechado com o Ministro das Finanças e a Troika...

CC

       
       
 

Francisco Sousa Vieira
Sugiro que o hotel tenha um pouco mais de cuidado com a iluminação diurna, nomeadamente do piso 1, visto que a luz natural do mesmo é suficiente. Assim, evitar-se-iam desperdícios de energia.
28-08-2012 | 21:51

Resposta Carlos Coelho:
Olá Francisco,

Vamos passar a sugestão aos serviços do Hotel !

CC

       
       
 

Diogo Braz
Com as nossas partilhas do evento via FB, há quem peça livestream das intervenções... Era algo que permitia aos jovens interessados a assistir em casa.
28-08-2012 | 18:53

Resposta Carlos Coelho:
Olá Diogo,

Mas eu prefiro que os oradores sejam totalmente sinceros convosco (alguns não permitem sequer que os jornalistas estejam na sala durante as aulas ou apenas durante a fase de perguntas/respostas).

Por isso só fazemos o broadcasting através da REDEUV e com password para os antigos alunos da UV. Vocês, nos próximos anos, terão idêntico privilégio. Poderão seguir os debates através da REDEUV.

CC

       
       
 

Marco Ribeiro Narciso
Sugeria que em alternativa ao "catch-the-eye", pudesse haver a possibilidade de colocar hipóteses de perguntas ao orador pela intranet:

- permitir-se-ia a escolha das perguntas mais pertinentes, evitando que perguntas directamente relacionadas com a apresentação (surgindo portando posteriormente) fossem escolhidas em função da sua pertinência ao invés de preteridas pela ordem de solicitação.

E, por outro lado, caso em acréscimo fosse ainda obviada a intervenção oral do inquiridor, seria possível poupar algum tempo para o orador
28-08-2012 | 17:14

Resposta Carlos Coelho:
Olá Marco,

Passei a sua sugestão ao Duarte Marques com o pedido para ele ponderar vantagens e desvantagens.

CC

       
       
 

Ângelo Santos
Acho que tal como na Universidade do Poder Local, devia existir a folha que acompanha a carta de todas as aulas "Fiquei sem saber que". Obrigado
28-08-2012 | 16:51

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ângelo,

A sugestão parece ter muito sentido. A primeira questão que se coloca, é ter tempo para ela. Todo o tratamento de dados da UV é feito em regime de voluntariado. Demoramos cerca de 3 meses a fazê-lo. Se tivermos mais esse impresso iremos prolongar esse prazo.

Fizemos esse exercício na Universidade do Poder Local porque estamos a testar o modelo. E queremos perceber (sobretudo nas aprendizagens concretas) o que os participantes queriam ter ficado a saber e não conseguiram, de forma a melhorar o programa e a abordagem dos oradores. Não sei se idêntico exercício será tão eficaz numa acção formativa como a UV em que o espectro formativo é muito mais vasto.

CC

       
       
 

João Estrela
Dado que nem todos os grupos irão ter a oportunidade de se sentar na mesma mesa que os convidados dos jantar-conferência, sugeria que se tentasse corrigir esta situação, como por exemplo, alargando este sistema ao almoço, não só ao jantar.
28-08-2012 | 16:38

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Todos os próximos almoços são totalmente sem protocolo. Eu não terei mesa, terei de ver se algum de vós me aceita na sua mesa :)

Nos jantares-conferência o equilíbrio está garantido porque 5 grupos são grupos anfitrião e 5 são grupos brinde. Ou seja cada grupo na UV é uma vez ou anfitrião ou brinda ao convidado.

CC

       
       
 

Maria Teresa Azoia
Continuando a questão dos envelopes... Até podemos devolver estes... e reduzir o numero de envelopes a serem utilizados... Reduzir, Reunitlizar, Reciclar : ) : ) : )
28-08-2012 | 15:16

Resposta Carlos Coelho:
Olá Teresa,

Tenacidade é uma virtude :) Os envelopes já estão todos produzidos e com os documentos lá dentro ;)

CC

       
       
 

Luis Teixeira
Ainda que necessário algum trabalho técnico, seria interessante dispor de uma área na intranet onde o grupo de trabalho pudesse comunicar entre si, facilitando a troca de ideias rápidas e evitando possiveis distracções noutros recursos como grupos de facebook.
28-08-2012 | 14:51

Resposta Carlos Coelho:
Olá Luís,

Acho que é uma boa sugestão que devemos ponderar para 2013. Dessa forma reduzimos o tráfego de dados consideravelmente e tornamos a nossa rede mais eficaz.

A net está muito lenta principalmente devido ao uso intenso do facebook e facebook chat.

CC

       
       
 

Luis Teixeira
Quando selecionamos o grupo de trabalho da nossa cor, a pagina abre com o título "Universidade de Verão 2008":)
28-08-2012 | 14:47

Resposta Carlos Coelho:
Olá Luis,

Muito obrigado pela dica. Vamos corrigir de imediato !

CC

       
       
 

Marta Palma de Carvalho
Deixo a sugestão da colocação de data/hora ou titulo da aula em cada envelope que nos é entregue à entrada, de forma a nos orientarmos melhor, visto que todos os envelopes são iguais, e já são alguns :)
28-08-2012 | 14:32

Resposta Carlos Coelho:
Boa sugestão Marta !

Infelizmente nesta edição já temos todos os envelopes impressos mas fica a sugestão para o ano :)

CC

       
       
 

Maria Teresa Azoia
Se reduza o número de envelopes. É muito simpático receber tudo tão personalizado, mas ficamos com muitos envelopes que acabam por atrapalhar. Uma vez que as próprias folhas já trazem os nossos nomes, podíamos dispensar os envelopes, pelo menos reduzir (menos trabalho, igual eficácia, melhor ambiente)
28-08-2012 | 12:59 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Teresa,

Obrigado pela sugestão, mas também temos os nossos segredos :) Há alguns pormenores de organização que não estamos em condições de explicar... pelo menos para já... :) Mas vamos providenciar um recipiente para colocarem o papel para reciclagem...

Vai continuar a receber mais envelopes ;)

CC

       
       
 

Bruno Reynaud de Sousa
No seguimento da conferência do Professor Doutor Adriano Moreira, divulgação do processo em curso relativamente ao Conceito Estratégico e de Defesa Nacional, em especial do ciclo de conferências organizado pelo Min. Da Defesa (Link: http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-da-defesa-nacional/mantenha-se-atualizado/20120802-seminario-conceito-estrategico.aspx).

Muito obrigado,

Um abraço,

Bruno Sousa
28-08-2012 | 12:22

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bruno.

Obrigado pela informação !

CC

       
       
 

Vasco Teles Touguinha
Sugiro que se utilize menos papel, podem optar pelo a utilização de meios tecnológicos, bem como e-mail ou mensagem por telemóvel a notificar os participantes. Por ex. o convite para o jantar do primeiro dia, poderia ter sido feito por mensagem de telemóvel.
28-08-2012 | 12:13

Resposta Carlos Coelho:
Olá Vasco,

Obrigado pela sugestão, mas também temos os nossos segredos :) Há alguns pormenores de organização que não estamos em condições de explicar... pelo menos para já... :)

Vai continuar a receber convites para todos os jantares... e não pelo telemóvel ;)

CC

       
       
 

André Filipe Morais
Penso que são necessárias mais linhas no impresso "Aprendi que...".
28-08-2012 | 11:45

Resposta Carlos Coelho:
André e Rafael,

Obrigado pela sugestão. Nesta edição os impressos já estão produzidos. Resta-me pedir-vos capacidade de síntese ... :)

CC

       
       
 

Rafael Dias Almeida
Mais espaço no "aprendi que...", o ideal seriam 6 linhas, 2 por cada "tópico".
28-08-2012 | 11:08

Resposta Carlos Coelho:
Rafael e André,

Obrigado pela sugestão. Nesta edição os impressos já estão produzidos. Resta-me pedir-vos capacidade de síntese ... :)

CC

       
       
 

Selma Sequeira
Caro Dep. Carlos Coelho,

A meu ver, tornar-se-ia relevante haver lugares marcados na sala de aula, por grupos, uma vez que iria aumentar a organização na sala, assim como a organização e coesão do grupo. Poderia não ser por filas mas, por exemplo, cinco numa fila e outros cinco na fila imediatamente atrás (ou à frente). Sei que provavelmente tal medida já não poderá ser colocada em prática nesta 10ª Universidade de Verão, mas fica uma sugestão para o próximo ano. Posso ainda acrescentar que o posicionamento do grupo na sala deveria ser rotativo. Obrigada. Os maiores cumprimentos.
28-08-2012 | 11:03

Resposta Carlos Coelho:
Olá Selma,

Obrigado pela sugestão. Já pedi aos Conselheiros para pedirem a colaboração de todos de forma a que seja mais fácil sentarem-se por grupos e que sso seja rotativo.

Com boa vontade de todos podemos obter esse resultado sem que seja necessário reservar lugares de forma obrigatória.

CC

       
       
 

Diogo Braz
Podia existir uma referência no Twitter para a UV... onde durante as sessões poderiam aparecer nos televisores (no caso de não haver recursos audiovisuais) comentários "in loco". É algo que á existe noutros eventos e que traz dinâmica à apresentação, e uma maior actualização de citações e troca de informação. ;)
28-08-2012 | 10:42

Resposta Carlos Coelho:
Olá Diogo,

Vamos estudar essa sugestão. Receio que possa funcionar como "distracção", mas vamos considerá-la.

CC

       
       
 

Vitor Manuel Fonseca
Caro Dep. Carlos Coelho, venho pelo presente, solicitar, se possivel, que exista rede de internet nos quartos dos participantes da Universidade de Verão. Desta forma, os trabalhos podem ser efectuados de forma mais reservada e tranquila.
28-08-2012 | 10:14

Resposta Carlos Coelho:
Vítor,

Infelizmente a nossa infraestrutura técnica (toda montada por nós de propósito para a UV) só consegue cobrir os dois andares nas zonas de trabalho. Não temos possibilidade de cobrir todo o hotel :(

CC

       
       
 

Patrícia Pimenta
A sugestão que tenho para a UV deve-se com o facto de não haver uma mini-refeição, mesmo que de uma sandes se tratasse, de madrugada, no horario em que habitualmente ainda estamos a trabalhar, como às 2H da manhã.
28-08-2012 | 08:44

Resposta Carlos Coelho:
Olá Patrícia,

Às 2 da manhã quero que esteja na cama para estar bem desperta na aula das 10.00h :)

Não me parece desejável inventivar noitadas providenciando refeições noite adentro :)

CC