PERGUNTA A ...
 
 
 
     
Jorge Moreira da Silva
   
Inês Madeira Santos
Qual o papel que nós, jovens, devemos assumir relativamente às eleições autárquicas que se avizinham, tendo em conta a insatisfação de grande parte da população perante as difíceis medidas levadas a cabo por este Governo?
Temos de fazer das eleições autárquicas, com a ajuda da vossa geração, uma oportunidade para enfrentar 5 desafios: aprofundar a democracia; assegurar a igualdade de oportunidades, prestando serviços públicos de qualidade; tirar partido do empreendedorismo de base local; fomentar a economia verde; combater o despovoamento do interior, proteger o litoral e qualificar as cidades.
Diogo Braz
Qual o impacto actual da ONU na organização politica entre os países de todo o Mundo? Como vê o desenvolvimento da ONU nos próximos 20 anos e consequente influência na coesão politica entre os países de todo o Mundo?
A ONU tem um papel fundamental da manutenção da paz e no desenvolvimento sustentável. Nas próximas duas décadas, o seu papel será muito importante para o combate à pobreza extrema e na resolução dos três grandes problemas ambientais: as alterações climáticas, a perda da biodiversidade e a degradação dos recursos hídricos.
André Neves
Numa altura em que o PSD é um partido do Governo, qual a melhor forma de actuar para que o PSD possa manter a sua autonomia e a sua consciência crítica?
Andreia Almeida
Durante a sua intervenção falou-nos de um dos pilares para a promoção do crescimento num país de talentos, recursos naturais, empreendedorismo e acolhimento: a Educação. Pergunto-lhe se não seria a altura de reformular de uma vez por todas esta temática que, na minha opinião, é o motor de crescimento de um país, quanto mais não seja pela mudança de atitude: querer ser mais e melhor e mudar o país! E como reformar um sector que permanece estagnado há anos?
Ângelo Santos
O que é que o Dr. Jorge Moreira da Silva em nome do PSD tem a dizer sobre o ensino profissional, acha que a longo prazo o ensino profissional pode cobrir a maior parte do ensino Português, visto que muitos alunos têm abandonado as escolas regulares para ir para as escolas profissionais, já a nível da competitividade a que ponto é que isto pode ser melhor para o país?
Ângelo Santos
Qual é a sua opinião, e em nome do Partido, acerca da cobertura do Ensino Português, com o Ensino Profissional, a nível da competitividade? Até que ponto pode ser melhor para o País?
Bruno Reynaud de Sousa
A filiação num partido político parece ser uma ideia cada vez menos apelativa, podendo citar-se como exemplo as descidas acentuadas na Alemanha (20%), Suécia (27%), Noruega (29%) e Reino Unido (36%), entre 1998 e 2008. A este cenário, acresce o actual contexto de crise na Europa, em que vão surgindo grupos independentes na sociedade civil que ocupam gradualmente o espaço que era dos partidos políticos (ex:. Syriza na Grécia). Posto isto, em medida é que estaremos perante uma tendência e, em que medida terão os partidos políticos – em especial o PSD – de se adaptar?

Isidoro Gomes
Na sequência das reformas estruturais, implementadas pelo actual governo do PSD com os parceiros, PP, irá o PSD satisfazer positivamente possíveis / futuras exigências do PP, ainda que estes não se encontram no "contrato" assinado entre os dois partidos para a formação da maioria?
Ivo Ribeiro
Sabemos que as boas politicas do nosso governo, uma politica a pensar nas próximas gerações e não nas próximas eleições, mas que muitos portugueses não conseguem perceber, se calhar por falta de explicação, podem prejudicar as próximas eleições autárquicas, podendo mesmo o nosso Partido PSD, perder um grande numero de Câmaras. Acha que o nosso partido representado no governo está a proteger os nossos bons autarcas, dando o apoio necessário para que os mesmos se sintam com força para ganhar o maior numero de câmaras no Pais?
João Diogo Ferreira
Como é que o projeto europeu pode crescer e vencer sólido e coeso neste contexto?
José Miguel Simões
O PSD quer ganhar e bem as eleições autárquicas do próximo ano. Ao mesmo tempo temos esta, tão necessária, reforma autárquica. Como vamos explicar esta realidade e conseguir ganhar tais eleições que é tão cara às populações locais?
Miguel Barroso Rainha
Visto que o Dr. Jorge Moreira da Silva foi eurodeputado qual é a sua opinião acerca da situação da actual Europa comparando com a situação e objectivos do início do projecto Europeu?
Rafael Gaspar
Verificando se nas ultimas semanas um aumento bastante significativo dos precos dos combustiveis, gostaria de lhe perguntar a si Dr.Jorge Moreira da Silva em que medida e que o actual governo e cúmplice neste aumento?
Sílvia Santos
Em relação à mentalidade portuguesa, o que na sua opinião, é urgente mudar para Mudar Portugal?