No quinto dia da décima edição da Universidade de Verão 2012 tivemos na aula da manhã a aula sobre a área social. Subordinada ao tema “Intervir no social: podemos fazer a diferença”, Conceição Zagalo é membro fundador do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à cidadania empresarial.
Caro Reitor, não sei se está disponível para responder a perguntas, mas decidi fazer uma. Gostaria de saber a sua opinião sobre a medida do Governo em cobrir 50% do Ensino Português com o Ensino Profissional, a longo prazo numa escala de 15 a 30 anos acha que este pode ser coberto com 90 ou 100 por cento. A nível da competitividade europeia e internacional onde é que Portugal se pode destacar com esta medida. Grato pela atenção Ângelo Santos
Resposta do Carlos Coelho:
Olá Ângelo,
Desconheço os pormenores da medida do Governo e não estou, portanto, em condições de a comentar ou criticar.
Acho porém que a divisão estanque entre ensino "normal" e "profissional" tenderá a esbater-se ao longo do tempo. Cada vez mais o percurso escolar incluirá valências próprias do ensino "profissional" e este reforçará componentes típicas da via de prosseguimento dos estudos.
De certo modo temos feito isso na Universidade de Verão. Ao longo dos tempos vimos reforçando componentes de formação concreta que não estavam inicialmente previstas no currículo da UV. O Falar Claro, os trabalhos de grupo e até a simulação da Assembleia vieram reforçar as aprendizagens concretas e mais práticas que não existiam na UV de 2003.
CC
ACHEI CURIOSO
Ivo Ribeiro Ainda há mais de Mil Milhões de pessoas que vivem com menos de 1 Dólar por dia... Dra. Conceição Zagalo. 31-08-2012 | 10:25
Ivo Ribeiro "O sangue frio invalida a reacção... e impede o disparate" Reitor UV, Carlos Coelho. 29-08-2012 | 15:45
Diogo Godinho Achei curioso a fachada por parte da R.P. da China no que concerne à sua representação na ONU uma vez que tem, até agora, se identificado como Taiwan. 28-08-2012 | 11:31
Luis Teixeira Prof. Adriano Moreira - "É importante não esquecer o 1.º de Dezembro,... mas também pode ser lembrado a trabalhar!” 28-08-2012 | 12:25
Ricardo Bessa Marques "O federalismo é uma maneira de dar mais poder de influencia aos países pequenos e médios" - Dr. Paulo Rangel 31-08-2012 | 23:24
Eduarda Rocha Achei curioso a capacidade dos bonecos de, subitamente, desaparecerem... 31-08-2012 | 16:23
Patrícia Pimenta "O que nós temos na Europa é o que eu chamo aristocracia democrática."- Dr. Paulo Rangel 31-08-2012 | 17:21
Francisco Sousa Vieira "As pessoas distinguem-se pela maneira como vivem e não pela maneira como ganham a vida" - Adriano Moreira 28-08-2012 | 10:59
Sofia Helena Matos "BE: um partido novo que está envelhecido" Professor Marcelo 28-08-2012 | 15:19
Vitor Manuel Fonseca Quando o Duarte Marques disse que na UV não esperamos pelos oradores ou pelos participantes, esperamos pela hora... 29-08-2012 | 14:32