PARTICIPANTES
 
 
     
 
  João Diogo Ferreira
18 anos
   
Grupo Azul
Distrito:
Braga
Concelho:
Braga
Hobbie:
Ler, ouvir música, ver tv, fazer desporto, etc.
Animal:
Cão
Comida:
Rojões com castanhas e Leitão
Música:
Imagine, Where is the love, Sodade, Ó gente da minha terra, Rosa branca, Não sou o único, Billie Jean, Ain't No Sushine, Mentira, The power of love, amazing grace, you raise me up
Livro:
Grandes frases de todos os tempos
Filme:
Quem quer ser bilionário?, Wall Street, Ágora
Gostaria de Ser:
Empresário, Advogado, Político
     
    Intervenções
   
Precisamos de uma Europa federal?
Intervir no social: podemos fazer a diferença
Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Falar Claro
Há sinais de esperança num Mundo em crise?
    Registo de Intervenções
   
Pergunta Plenário: Há sinais de esperança num Mundo em crise?
Pergunta Plenário: Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Pergunta Plenário: Intervir no social: podemos fazer a diferença
    Pergunta a ...
   
 Duarte Marques
Duarte, qual achas que deve ser o dicurso que devemos levar da UV2012 como jovens ativos no civismo e quais os ensinamentos que devemos transmitir aos nossos congéres de faixa etária sobre a esperança que a JSD tem nesta geração para que não se cometam erros do passado?
Caro João,
Eu espero que leves todos os que aprendeste ao longo destes dias, não só os das aulas, mas sobretudo um conjunto de valores como a ética, o trabalho em equipa, o espírito de sacrifício, o rigor e o empenho. Ao longo desta semana há um conceito que é transversal a todas as matérias: o desenvolvimento sustentável. É este precisamente o valor que devemos ter sempre em mente para não colocar em causa as gerações futuras. A JSD acredita que estas gerações mais jovens, algumas estão já no poder, aprenderam com os recentes erros do passado e que colocaram tanto em causa o futuro. Acredito mesmo que isso nos tenha servido de lição e que não voltaremos a cair no mesmo erro.
 Miguel Morgado
Como poderá Portugal começar a vencer desde o primeiro momento ainda em tempo de assistência económico-financeira, aliando a falta de facilidade no acesso a fundos para o investimento tanto público como privado em setores que nos proporcionam um vantagem tendo em conta as nossas boas condições endógenas?
 Emanuel Silva
Como é um atleta do meu concelho, consigo reconhecer que os apoios à prática desportiva de canoagem é, por vezes, uma miragem. Penso que a nível nacional também seja. Poderá explicar que tipos de apoio faltam à pratica de algum desporto que não o futebol, pela sua já vasta experiência nesse tipo de competições?
 David Valente
Como é que acha que um jovem sem possibilidade de aceder a recursos financeiros pode ser empreendedor e mais tarde tirar partido mais tarde da sua iniciativa?
 Miguel Pina Martins
Como é que Portugal deve ser empreendedor aproveitando os seus recursos endógenos, tendo em conta "clusters" específicos do nosso território nacional?
 Leonor Beleza
Constantemente somos "bombardeados" com comentários que referem que alguns órgãos de decisão pública portuguesa já poucos poderes têm para tomar iniciativa e corrigir más medidas. Acha que o Conselho de Estado e o próprio Presidente da República deveriam ter um pouco mais de certo poder de executar alguma medida?
 Jorge Moreira da Silva
Como é que o projeto europeu pode crescer e vencer sólido e coeso neste contexto?
 Durão Barroso
Quando é que acha que teremos uma Europa a responder a uma só voz a tempo de mediar e solucionar os problemas sem avançarmos para uma Europa mais federal, isto é, com uma possível união supranacional?
 Assunção Esteves
Com o desenrolar deste ciclo político, temos assistido a um descartar de responsabilidades de alguns partidos, nomeademente mais do quadrante de esquerda. Qual acha que deverá ser a posição destes partidos nesta fase que atravessamos, contribuindo para solucionar os problemas com que nos deparamos não esquecendo os seus ideais?
 Luís Amado
Nos últimos tempos temos assistido a um ressurgir de mais ideais pró-europeus que visam a defesa de uma maior integração tanto económica como política, em que referem que sem uma união supranacional, a Europa não conseguirá subsistir aos constantes ataques de que é alvo. Acha que se poderão confirmar estes presságios que derivam de alguns "visionários" ou continuará a haver União Europeia sem uma comissão europeia com poder governativo?
 D.Manuel Clemente
Quando é que acha que as pessoas deixarão de apenas atenderem à igreja católica portuguesa apenas em situações de carência alimentar, etc.?
 Cândida Almeida
No seu entender, será a corrupção que desacredita vários actores da vida pública e no seu entender qual deverá ser a legislação a adoptar para que haja um punição que não permita muitas destas flagrantes situações?
    Achei Curioso
   
  • Achei curioso todo o esforço doméstico, em termos de energias renováveis, do Engenheiro Carlos Pimenta.
  • Gostei das palavras do Dr. Paulo Rangel sobre a imprensa anglosaxónica.
  • Dra. Paula Teixeira da Cruz referir que «fomos eliminando estruturas de planeamento e de estudos». Algo que descredibiliza os nossos atores políticos.
  •     Sugestões
       
  • Acham que seria uma mais valia apresentar os currículos dos oradores com uma maior antecedência aos alunos, pois assim conheceríamos melhor o trabalho por eles desenvolvidos para que as questões em alguns casos fossem focadas nas características das atividades já por ele desenvolvidas? Ou existe alguma razão especial? Obrigado pelo tempo dispensado.
  • Olá Carlos, se assim me permite tratá-lo.

    Gostaria que sugerisse ao Dr. António Borges a disponibilidades de responder a algumas respostas dos alunos da UV através a intranet ou outro meio, pois foi uma aula em que muitos gostariam de fazer mais questões. Por exemplo, gostaria de ter posto uma questão sobre a impunidade a que Vítor Constâncio foi sujeito.

    Desculpe pelo incómodo e obrigado pelo tempo dispensado ;)
  • Sugiro que o universo da UV adopte o novo acordo ortográfico. Ou será ainda cedo?

    Obrigado.
  • Sugiro que na próxima UV hajam alguns jogos de "ice-breaking" para um grupo de integrar mais facilmente para se puderem conhecer e ganhar uma mais fácil cumplicidade. Este jogos também poderiam ser para quando os grupo estivessem cansados e, deste modo, terem em pouco tempo ganho outro ânimo.

    Obrigado pelo tempo dispensado.
  • Peço desculpa por enviar outra sugestão em tão pouco tempo, mas penso que será importante e lembrei-me agora em contexto de aula.

    A criação de uma rede de contacto entre os grupos (incluindo com os coordenadores) que evitará a utilização tão assídua do facebook e, assim, evitar que as câmaras consigam ter uma má percepção sobre a UV.

    Obrigado ;)
  •