|
Jorge Moreira da Silva é, desde o inicio de 2011, Director de Economia da Energia e das Alterações Climáticas, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Nessas funções, coordena a área dos novos mecanismos financeiros e dos novos mecanismos de mercado na área da energia e alterações climáticas.
Antes desta nova função de Director, Jorge Moreira da Silva já vinha exercendo, desde o início de 2009, as funções de Conselheiro Senior na área da energia e ambiente do PNUD.
Jorge Moreira da Silva é, igualmente, Membro do Conselho Consultivo da rede europeia de I&D em Alterações Climáticas (CIRCLE) e professor convidado do Doutoramento "Sustainable Energy Systems" do Programa MIT – Portugal e do "Energy MBA" do ISCTE.
É, desde Abril de 2010, Vice-Presidente do PSD.
Entre 2006 e 2009, desempenhou as funções de: Consultor do Presidente da República de Portugal nas áreas da Ciência, Ambiente e Energia; Consultor do Banco Europeu de Investimento (BEI), na área da Biodiversidade; Consultor do Presidente da Comissão Europeia para as negociações internacionais sobre o regime climático pós-2012.
Jorge Moreira da Silva foi ainda: Deputado à Assembleia da República (2005 – 2006); Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território (2004 – 2005); Secretário de Estado da Ciência e do Ensino Superior (2003 – 2004); Eurodeputado (1999 – 2003).
Enquanto Deputado Europeu, foi o Relator Permanente do Parlamento Europeu para as Alterações Climáticas, merecendo destaque o seu papel como relator, negociador e autor da Directiva que estabeleceu o novo Sistema Europeu de Comércio de Emissões, aprovada em 2003.
É autor dos livros "Genética Humana – a hora do Legislador" (PPE-DE, 2002) e "As Alterações Climáticas no mediterrâneo" (Instituto Cajamar, Madrid, 2003) e co-autor do "Dicionário de termos europeus" (Aletheia, 2006).
Foi distinguido, em 2006, com a Comenda de Mérito Civil atribuída pelo Rei de Espanha, e, em 2009, com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República Portuguesa.
Jorge Moreira da Silva tem 40 anos, é casado e tem 3 filhos. É Licenciado em Engenharia Electrotécnica (área de Energia) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e tem uma pós-graduação em Alta Direcção de Empresas pela AESE/IESE Business School – Universidade de Navarra.
|