NOTÍCIAS
 
 
Resumo do dia V

No quinto dia da décima edição da Universidade de Verão 2012 tivemos na aula da manhã a aula sobre a área social. Subordinada ao tema “Intervir no social: podemos fazer a diferença”, Conceição Zagalo é membro fundador do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à cidadania empresarial.

Resumo do dia IV

O Professor António Borges veio dar a aula de Economia – “Lições do Passado e Ambições para o Futuro” - que iniciou a manhã.

VER TODAS

SUGESTÕES
 
 
Ângelo Santos

Caro Reitor, não sei se está disponível para responder a perguntas, mas decidi fazer uma.
Gostaria de saber a sua opinião sobre a medida do Governo em cobrir 50% do Ensino Português com o Ensino Profissional, a longo prazo numa escala de 15 a 30 anos acha que este pode ser coberto com 90 ou 100 por cento. A nível da competitividade europeia e internacional onde é que Portugal se pode destacar com esta medida.
Grato pela atenção
Ângelo Santos

Resposta do Carlos Coelho:
Olá Ângelo,

Desconheço os pormenores da medida do Governo e não estou, portanto, em condições de a comentar ou criticar.

Acho porém que a divisão estanque entre ensino "normal" e "profissional" tenderá a esbater-se ao longo do tempo. Cada vez mais o percurso escolar incluirá valências próprias do ensino "profissional" e este reforçará componentes típicas da via de prosseguimento dos estudos.

De certo modo temos feito isso na Universidade de Verão. Ao longo dos tempos vimos reforçando componentes de formação concreta que não estavam inicialmente previstas no currículo da UV. O Falar Claro, os trabalhos de grupo e até a simulação da Assembleia vieram reforçar as aprendizagens concretas e mais práticas que não existiam na UV de 2003.

CC
 
ACHEI CURIOSO
 
 

Simão Ribeiro
“É mais difícil atacarmos alguém com quem tomamos o pequeno almoço todos os dias, do que atacar aqueles que mal conhecemos…” a função da Europa é sentar os países ao pequeno-almoço todos os dias…” Pof Paulo Rangel.
31-08-2012 | 17:09

Rafael Gaspar
" Aqui nenhum jovem sabe o que e estar 3h retido na fronteira para ir comprar caramelos" Dr. Paulo Rangel
31-08-2012 | 17:50

Ricardina Bessa
"Há limite para a fadiga tributária" - por Adriano Moreira
28-08-2012 | 11:37

Selma Sequeira
Dr. Rodrigo Moita de Deus é incrivelmente fantástico na forma como aborda o auditório. Obrigada por estes momentos!
29-08-2012 | 16:45

Ricardo Bessa Marques
"A última coisa com que este governo se está a preocupar é com a política" - Dr. Rodrigo Moita de Deus
29-08-2012 | 16:42

João Alcobia
Achei curioso o facto de ao longo da democracia o Estado Central ter aumentado a sua esfera de influência criando-se institutos públicos, empresas públicas e mais recentemente sociedades públicas. Este fenómeno em minha opinião é negativo por duas razões, em primeiro lugar são despendidos recursos importantes da população que poderiam ser utilizados de uma forma mais competitiva (devido a um tamanho gigante do Estado perdem-se bastantes verbas apenas por razões burocráticas) e em segundo lugar pelo facto de, e como a história nos mostra, quando o Estado intervém a um nível demasiado acaba por controlar a vida dos cidadãos comuns. Sendo assim na minha opinião o Estado deve ser forte, para fazer valer os direitos fundamentais dos cidadãos e ao mesmo tempo ser pequeno para não diminuir as liberdades.
01-09-2012 | 11:20

Selma Sequeira
“Eu admito que incomodo muita gente.” Dra. Paula Teixeira da Cruz
E ainda bem que assim é! Simplicidade e entendimento pelo cidadão são fatores de extrema importância! Acelerar o processo pode inquietar muitos mas, certamente, resolverá muitos dos problemas! E é isso que se pretende, independentemente das críticas subjacentes.
01-09-2012 | 10:48

Ivo Ribeiro
"Discursar é comunicar = Falar com..." Reitor UV, Carlos Coelho
29-08-2012 | 15:20

Pedro Miguel Carvalho
Bom dia.

Apesar da sua idade o Professor Adriano Moreira deu-nos a todos uma lição excelente.
28-08-2012 | 11:31

João Avó Almeida
"Deus mandou-nos ser bonzinhos, não nos mandou ser parvos" Dra. Conceição Zagalo
31-08-2012 | 10:36