NOTÍCIAS
 
 
Resumo do dia V

No quinto dia da décima edição da Universidade de Verão 2012 tivemos na aula da manhã a aula sobre a área social. Subordinada ao tema “Intervir no social: podemos fazer a diferença”, Conceição Zagalo é membro fundador do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à cidadania empresarial.

Resumo do dia IV

O Professor António Borges veio dar a aula de Economia – “Lições do Passado e Ambições para o Futuro” - que iniciou a manhã.

VER TODAS

SUGESTÕES
 
 
João Gabriel Martins

Sugeria que o local da organização das proximas Universidades de Verão, passa-se por um concurso de candidaturas.
Está visto que Castelo de Vide é verdadeiramente um bom sitio para a organização deste evento, até agora estou a gostar do local da organização e pelo que ouvi até hoje esta localidade sempre recebeu bem este marco de formação de jovens com cariz politico.
Apesar de isto tudo penso que o final desta UV2012, podia ser o ponto de viragem e este tema poderia ser debatido, acrescento ainda porque não um sistema rotativo entre as JSD Regionais visto serem estas talvez as que têm mais força e preparação para organizar um evento desta dimensão.
Seria um sistema um pouco aproximado do que é usado no meio do associativismo (ENA's, ENDA's, ESN's etc) tornando assim mais justo o local da organização, visto que Castelo de Vide não é bem uma zona central do País.
Para quem não conhece este sistema resumidamente explico rematando uma sugestão:
- No final de cada UV as JSD's regionais através dos seus membros/alunos representados nessa mesma UV apresentariam a sua intenção de candidatura apresentando um breve texto de motivação a ser o proximo organizador.
-Posteriomente os alunos da UV votariam no candidato que achassem mais indicado.
- As três JSD's Regionais mais votadas teriam que apresentar o seu relatorio de candidatura à organização da UV no maximo até 6 meses antes da data de realização desta para que esta tenha tempo de avaliar qual o melhor candidato.
Esta minha sugestão surge porque penso que com este sistema, a organização da UV ficaria mais apoiada e ao mesmo tempo menos subcarregada com a logistica deste evento ajudando assim na melhoria ao longo dos anos das UV's.
Ao mesmo tempo demonstraria confiança nos orgãos sociais das variadas JSD Regionais podendo estas provar o seu valor na organização de eventos deste calibre e até mesmo preparar os jovens destas "fileiras" para num futuro proximo serem os seguidores deste legado que é a Universidade de Verão.
Fica a sugestão, obvio que os detalhes teriam que ser discutidos ao promenor para tal fico a vossa inteira disposição.
ps: Caso o metodo de candidaturas seja totalmente impossivel de realizar, sugeria apenas que o evento fosse realizado algures na zona centro do país tornando assim mais "isento" ou até mesmo central o local da organização da UV.

Resposta do Carlos Coelho:
Olá João,

Obrigado pela sugestão. Em princípio não tenho nada contra a ideia mas o concurso não poderia ser totalmente aberto. Não queremos organizar a UV no litoral nem em grandes centros urbanos nem na proximidade de centros de diversão/dispersão (como discotecas, etc.).

Se acrescentarmos que deve ser mais ou menos no centro do País, com bons acessos e barato, não sobram muitas alternativas... :)

CC
 
ACHEI CURIOSO
 
 

Catarina Brito
"Quando se comunica não se quer ganhar um concurso de elegância mas sim um concurso de eficácia!" Carlos Coelho
29-08-2012 | 15:34

Francisco Sousa Vieira
"António Guterres foi o político mais querido dos portugueses naquele período" - Professor Marcelo Rebelo de Sousa
28-08-2012 | 15:00

José Miguel Simões
"Quem toma posições (e sendo estas difíceis) deve tomá-las com muita serenidade."

Deixemo-nos de "gritarias"!

Dr. António Borges
30-08-2012 | 10:52

Manuel Filipe Neto
O que é que acontece à água que fica nas garrafas que os alunos insertam e não terminam durante as aulas? É deitada fora?
31-08-2012 | 12:39

Rafael Dias Almeida
"Fazemos casas que se comportam pior que o clima" Engenheiro Carlos Pimenta
29-08-2012 | 11:24

José Miguel Simões
Uma panóplia de palavras que não se podem dizer num discurso… e então não as coloco aqui. - Rodrigo Moita de Deus
29-08-2012 | 14:52

Diogo Godinho
Pensar que os mais de 500,000 imigrantes em Portugal não têm qualquer poder político (em termos eleitorais), foi-me estranho a não referência aos emigrantes e no (pouco) papel dos mesmos na política nacional, também em termos eleitorais.
28-08-2012 | 16:34

João Estrela
Achei curioso que o Eng. Carlos Pimenta ainda não tenha sido Ministro do Ambiente.
29-08-2012 | 12:28

Bruno Ricardo Mendes
Achei curioso a referência à formação do eleitorado, isto porque o voto é veículo da legitimidade governativa, ou seja, da legitimidade de políticas e política. Contudo, o desconhecimento do carácter, mérito e das ideias programáticas subentendidas ao candidato e o voto subscrito à tendência de anteriores votações continua a ser realidade.
29-08-2012 | 16:02

Sofia Helena Matos
"A história de Portugal é uma história de crises" Prof. Marcelo
28-08-2012 | 15:25