PERGUNTA A ...
 
 
 
     
Rui Lopes
   
Francisco Sousa Vieira
No início desta era em que a tecnologia e a mobilidade são os conceitos-chave, acredita que os jovens portugueses têm o talento e a preparação necessárias para conseguir, tal como o engenheiro Rui, prevalecer as suas ideias internacionalmente? O que devem fazer "na hora da verdade", no momento em que apresentam o seu projecto ao mundo?
Os jovens portugueses têm todos o talento necessário para vencer internacionalmente. Na hora de apresentar o seu projecto ao mundo, devem cuidadosamente analisar os melhores canais de distribuição, de forma a terem uma promoção eficaz do seu produto.
Marco Barbosa
Associa-se muito o empreendedorismo a áreas pouco exploradas. Há soluções para pôr em prática ideias inovadoras em áreas imensamente exploradas?
Claro que sim. Há sempre espaço para inovar. Veja-se, por exemplo, a Apple com a introdução do iPhone num mercado que supostamente estava maturo.
João Alcobia
Fundou a mobi comp junto com o actual secretário de Estado da inovação, Carlos Nuno Oliveira, e juntos conseguiram vender a empresa a um gigante da área da tecnologia, a microsoft. Qual foi para vocês a grande chave do vosso sucesso?
Sílvia Santos
Que conselhos dá a jovens que se queiram lançar no mundo do empreendedorismo? Qual entende ser a principal chave para o sucesso na atual conjetura nacional ?
Sónia Cláudia Branco
Em Portugal, discute-se muito um quadro nacional de referência de promoção ao empreendedorismo. Olhando para o seu caso em especial, a empresa MobiComp nasce da investigação aplicada numa Universidade. Considerando que o empreendedorismo deve ser um motor de crescimento económico em cadeia e ainda a estrutura do tecido empresarial português (maioritariamente micro, pequenas e médias empresas), até que ponto uma estratégia de empreendedorismo deveria ser pensada/promovida a nível local, com adaptação às necessidades e recursos/oportunidades do território português? Numa lógica de "think global act local"?