PERGUNTA A ...
 
 
 
     
Miguel Pina Martins
   
Francisco Sousa Vieira
Qual o conselho que dá aos jovens que querem fazer mais que aquilo que lhes é pedido, ou seja, inovar e construir algo, e que não têm, como disse outrora, a dita "cunha super-mágica".
Sonhar, Trabalhar, Trabalhar e Vencer!
O Sucesso só vem antes do Trabalho num local: Dicionário.
Bruno Reynaud de Sousa
Quais os principais desafios à internacionalização do seu projecto no mercado europeu (e outros mercados, se aplicável)?
Angariar financiamento e compreender novas culturas para adequar os produtos.
Ana Catarina Gomes
Acredita que Portugal pode-se tornar uma incubadora internacional de startups, isto é, haver pessoas de fora para Portugal para desenvolver as suas ideias de negócio?
João Diogo Ferreira
Como é que Portugal deve ser empreendedor aproveitando os seus recursos endógenos, tendo em conta "clusters" específicos do nosso território nacional?
Luis Teixeira
No actual contexto sócio-economico e perante a elevada taxa de desemprego, o empreendedorismo é muitas vezes visto como um caminho para criar apenas o próprio trabalho.

Não estaremos de certo modo a confundir políticas de inovação e empreendedorismo com necessidade? Quando é que estas duas motivações se começaram a confundir, ou quando estiveram realmente separadas?

Marco Barbosa
Qual a atitude certa a ter quando se tem um projecto ambicioso de empreendedorismo?
Marco Ribeiro Narciso
Quais os sectores que considera oferecerem mais oportunidades para o empreendedorismo jovem hoje em dia?
Maria Teresa Azoia
Olhando para o caminho que já percorreu, quais são os factores que considera que foram determinantes para que chegasse a este ponto? Características pessoais? O espírito empreendedor é inato? Aprende-se? É uma questão cultural?
Mariana Máximo Contreira
O empreendedor precisa de financiamento para alavancar a sua iniciativa. Numa altura em que não há financiamento nem para adquirir uma habitação, será correcto afirmar que para se ser empreendedor é preciso ser rico?
Marta Palma de Carvalho
A Science4you é uma entidade que tem como objectivo a partilha da ciência e a realização de actividades cientificas experimentais nas escolas, bem como aumentar e estimular o conhecimento de prática de laboratório de professores.

O Dr. Miguel Pina Martins é chamado de 'O rapaz que ganha a vida com brinquedos'. E o sucesso não foi obtido pela via da 'cunha super mágica' como diz.

Então…Qual é o seu segredo? Brinquedos? Ciência? Aprender a brincar?

Os alunos da UV com certeza gostariam de saber a história de como é que, aos 22 anos, se catapultou para uma empresa que à partida não tinha saída em Portugal, mas teve, e tem tido um sucesso enorme, até fora do país?

Nuno Montalvão
Dado o notório sucesso no campo do empreendedorismo jovem, em que áreas do setor empresarial considera que os jovens mais deveriam apostar neste momento?
Patrícia Pimenta
Sendo a Science4You um projecto com bastante sucesso, como é empreender na área dos brinquedos científicos? Qual é a sensação de saber que as crianças estão a ser, de certa forma, educadas com os seus brinquedos?
Rafael Dias Almeida
Os partidos tendencialmente de esquerda têm algum tipo de "alergia" à expressão "empreendedorismo" (e a este, propriamente dito) ? Porquê?
Rebeca Peres Lopes
Qual deve ser a primeira pergunta e a mais importante que um aspirante a empreendedor deve dirigir a si mesmo para que possa, no futuro, atingir um patamar de sucesso?
Sílvia Santos
Como jovem empreendedor bem sucedido, nos dias que vivemos hoje, é mais difícil ser-se jovem ou ser-se empreendedor em Portugal?
Tiago Pais
Entende que nos falta algum atrevimento, a nós jovens, no que toca ao querer empreender novas ideias, nas mais diversas áreas?