NOTÍCIAS
 
 
Jantar do Doutor Miguel Morgado

Ao jantar tivemos a presença do Doutor Miguel Morgado, que é desde 2011 assessor político do Primeiro-Ministro. O orador começou por responder a uma pergunta lançada pelo Director da Universidade de Verão sobre uma das principais bandeiras da JSD, a solidariedade intergeracional. Miguel Morgado começou por realçar a importância deste tema, recordando que tal como a preservação dos recursos naturais é de ímpar relevância, também a sustentabilidade financeira deve ser preservada, de forma a acautelar o futuro das novas gerações. E é nesse sentido que sobeja a regra de ouro, materializada na consagração do limite do défice na Constituição. Esta é, aliás, uma forma de limitar o arbítrio dos governantes.

Recordou que nos últimos anos assistimos à expansão do poder executivo, necessária para dar resposta às necessidades modernas da sociedade, mas que traz limites à liberdade. Defendeu a este propósito uma Constituição aberta para que os diferentes projectos políticos alternativos democráticos possam ser desenvolvidos, sem que a Constituição impeça a prossecução de um programa político sufragado pelos eleitores. Destacou que a regra de ouro não é de esquerda nem de direita, mas que se trata de uma questão de justiça intergeracional, que deverá estar sempre assegurada e ser respeitada.

Prosseguiu, abordando a revisão do programa do partido, onde foi consagrado um novo conceito: o realismo político, que conduz à valorização da responsabilidade política, à orientação da acção política em função dos condicionalismos contextuais da realidade que caracteriza a realidade política. Lembrou que o PSD foi sempre um partido defensor da dignidade da pessoa humana, personalista e lembrando que mais importante do que todos serem iguais é o facto de todas as pessoas serem únicas e irrepetíveis.

Abordou ainda a importância de divergirmos e do debate político, uma vez que tal decorre das diferentes noções que cada um de nós tem das noções de Justiça e de Bem e de Mal.

Terminou dizendo aos cem participantes desta décima edição da Universidade de Verão para que "sejam livres na vossa maneira de pensar".