Pergunta Plenário: Lições do passado e Ambições para o futuro
Pergunta Plenário: Intervir no social: podemos fazer a diferença
Pergunta Plenário: O Estado que temos de reformar
Pergunta a ...
Leonor Beleza
Com menção honrosa do Dr. António Champalimaud tornou-se presidente da Fundação Champalimaud. Sem grandes linhas orientadoras para o projeto,tomou-lhe as redeas tornando-o numa referência internacional na área de investigação.
Que competências se deve privilegiar em nós (em si) e na nossa (sua) equipa para alcançar a excelência que lhe é merecida ? Na minha equipa: ambição, espírito de serviço e absoluto culto do mérito.
Emanuel Silva
A vida de um atleta é repleta de persistência, força de vontade, confiança e atitude. Na sua opinião considera que são esses os atributos que fazem falta ao povo português? Como edificar uma personalidade assim?
José Matos Rosa
Um dos temas que mais me intriga é o estado actual da agricultura em Portugal. De há umas décadas para cá que vemos subsídios mal distribuídos, outros entregues para deixar de se produzir o que conduz ao afastamento dos portugueses envoltos no sector. Por seu turno, a par da produção mais rentável na União Europeia, muitos especializaram-se em produtos cuja especificidade nos garante vantagem competitiva. Gostaria de saber se não é possível uma política activa por parte do governo que consciencialize a população de uma vez por todas a preferir o que é nosso, em semelhante igualdade e preço.
Jorge Moreira da Silva
Durante a sua intervenção falou-nos de um dos pilares para a promoção do crescimento num país de talentos, recursos naturais, empreendedorismo e acolhimento: a Educação. Pergunto-lhe se não seria a altura de reformular de uma vez por todas esta temática que, na minha opinião, é o motor de crescimento de um país, quanto mais não seja pela mudança de atitude: querer ser mais e melhor e mudar o país! E como reformar um sector que permanece estagnado há anos?
Achei Curioso
'Cidade de Évora - cidade inteligente - só pela mentalidade das pessoas ( sem investir em capital físico) foi possível reduzir e muito o consumo' - Eng. Carlos Pimenta
Em relação ao desaparecimento da biodiversidade - 'como se tivessemos uma biblioteca e estivessemos a jogar os livros fora, sem exemplar'_Eng. Carlos Pimenta
'Grande parte do nosso sucesso depende da capacidade de ouvir, da capacidade de falar' - Sr. Reitor da U.V
'Se o Marcelo Rebelo de Sousa, um dos melhores oradores, tem estes lapsos então qualquer um de nós pode ter'
A dinâmica criada à volta da intervenção do Dr. Carlos Coelho e do DR. Rodrigo Moita de Deus. Simplesmente extraordinário!
'É de valores que reza a história de pessoas bem sucedidas' - Dra. Conceição Zagalo
Achei curioso a forma como a Dra. Conceição Zagalo dirigiu a sua apresentação, a forma como quebrou o gelo com o público interagindo através de 'sondagens' de perguntas e repetição em voz alta de frases que estremecem. Muito a aprender articulando com a aula 'Falar Claro'.
Trabalhe para ter sorte..se eu reuno todas as competências eu quero que seja para mim e não para os outros e irei batalhar - Dr. Conceição Zagalo
Extremamente interessante este tema trazido à U.V. já que é uma das grandes questões que se impõe à Europa perante os desafios que têm sido levantados na prossecução desta União que ainda está longe de uma Zona Monetária Óptima. Obrigada!
Sugestões
'Quem viu ontem o telejornal?' Perguntou o Dr. Rodrigo Moita de Deus- Poucos são aqueles que se sentem cidadãos informados, a informação é ínfima.
A minha sugestão é que se partilhem noticias relevantes da atualidade (como novo post na intranet) para que possamos interagir entre nós e assim adquirir mais conhecimento.
Outra sugestão, que não sei se será exequível, seria ter uma plataforma dividida por áreas que serão debatidas na U.V para que possamos (antes e depois das aulas ou jantares/conferência) partilhar o que conhecemos sobre tal assunto (pode até ser da nossa área de formação), o que ficámos a saber, pontos de interesse a aprofundar e fontes de informação a pesquisar para o futuro.
Gostaria também que se aproveitasse as perguntas iniciais dos oradores em relação ao livro/video que mais gostam de forma a que se eleja um para ser visualizado/resumido num momento da U.V.
Sr. Reitor da Universidade,
gostaria de sugerir se possível a partilha das apresentações dos trabalhos de grupo de ontem uma vez que os tempos que se avizinham serão demarcados em matéria de campanha e portanto será um bom meio de trabalho para que estejamos mais atentos aos patamares que envolvem esse timing de agitação política.