Gostaria de saber se concorda com a sustentabilidade e se acredita numa “Europa Federal”?
Isto porque, contemporaneamente no nosso Continente ainda não se verifica um Bloco regional único nem tão pouco unido, tendo como grandes problemas o facto de:
1- A União Europeia, não abranger todos os países do Continente Europeu, como o caso da Islândia, Confederação Suíça, Principado do Liechtenstein Reino da Noruega (meter as que faltam e) que criaram a EFTA por não lhes interessar fazer parte da União Europeia.
2- No Continente Europeu temos países interessados a entrar na U.E, mas que vêm a entrada barrada.
3- Outro problema é o da questão dos conflitos internos da U.E, exemplo claro é a rejeição do EURO por parte do Reino Unido.
Sempre tivemos uma Europa com várias dissemelhanças entre os seus Estados, e inclusivamente assimetrias dentro dos próprios Estados, pois a Europa não é a União Europeia, mas sim um Continente que vai da Rússia a Portugal!
Achei Curioso
Fiquei chocado com o pensamento radical de que caso não exista um federalismo, ou se a U.E. falhar corremos o risco de um conflito bélico.
Falar-se em que a Europa para ter uma expressão forte no Mundo, tem de estar unida num só Bloco, bem a U.E. não representa todos os países Europeus, assim, calculo que só quando todos estiverem "integrados" é que poderemos falar de um Bloco forte.
Sugestões
Sugiro que se utilize menos papel, podem optar pelo a utilização de meios tecnológicos, bem como e-mail ou mensagem por telemóvel a notificar os participantes. Por ex. o convite para o jantar do primeiro dia, poderia ter sido feito por mensagem de telemóvel.
A rede wi-fi é uma ferramenta excelente, porém peca pela sua velocidade, fica extremamente complicado comunicar-mos e aceder a informação necessária, assim, fica a sugestão para que no próximo ano possam aumentar a velocidade da mesma, para que os alunos possam mais rapidamente e melhor preparar os seus trabalhos.