Pergunta Plenário: Ambiente e energia, o que temos de decidir já
Pergunta Plenário: Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Pergunta Plenário: Intervir no social: podemos fazer a diferença
Pergunta a ...
Duarte Marques
Duarte, com o inicio do novo ano politico muitos irão ser os jovens a ser chamados de uma forma mais ou menos activa a participar nos desafios autárquicos. Entre ideias, projectos, campanhas e até mesmo lugares de destaque, a JSD tem historicamente sido um importante apoio às estruturas locais. Quais as expectativas que tens enquanto presidente da estrutura para as autárquicas? Adicionalmente, qual é na tua opinião o contributo que a UV2012 deu na preparação e formação dos futuros jovens quadros autárquicos? Pedro, quanto à tua segunda pergunta ainda é cedo para responder, mas acredito que teremos 97 potenciais autarcas de grande qualidade, relembrando que já recentemente organizámos uma Universidade do Poder Local e muito em breve teremos outra. Acredito que estas eleições, apesar das dificuldades que enfrentaremos, resultará numa elevada mudança geracional dos nossos autarcas, onde os mais jovens assumirão elevadas responsabilidades. Sei que estarão preparados e finalmente esta geração assumirá a construção do seu próprio futuro.
Luís Amado
O presidente egípcio recém-empossado, Mohamed Morsi, visitou e desencadeou um conjunto de de contactos com países, como a China e o Irão (situação única nas últimas décadas), para segundo o mesmo, criar uma política externa equilibrada. Dado a posição crucial do Egipto no contexto geopolítico no Médio Oriente, quais as repercussões que podem advir desta mudança de posição no Egipto?
Leonor Beleza
Drª. Leonor Beleza, dado os cortes que tem sido transversais às áreas do ensino nos últimos anos, qual é o futuro que preconiza para a investigação em Portugal? Não poderá o modelo de desenvolvimento da dinâmica de investigação passar pelo estabelecimento de sinergias entre as academias e as empresas passando muito do investimento a ser realizado por estas em troca de futuros direitos sobre a propriedade intelectual dos desenvolvimentos atingidos?
D.Manuel Clemente
Exm. D. Manuel Clemente, foi num passado próximo autor duma célebre frase que muito contribuiu para lançar em algumas esferas a discussão do tema Regionalização, mais concretamente, ao notar que a "macrocefalia de Lisboa" constitui um entrave ao desenvolvimento de outras regiões do País. Hoje, numa época em que o conceito"Local" esta a ser redefinido, que dentro em breve será ponto dominante na agenda política nacional dada a proximidade das Eleições Autárquicas, acha que o tema Regionalização deveria voltar à discussão?
Assumindo um projecto de Regionalização coerente, acredita que este poderia permitir uma maior eficiência económica, política e fiscal, ou se pelo contrário iria neste momento apenas contribuir para um Estado mais pesado?
Achei Curioso
É interessante perceber que um pouco por todo país e independentemente de idades, jovens sentem a necessidade de se exprimir de formas mais ou menos directas, mais ou menos acutilantes. O “ Falar Claro” foi de forma muito positiva e clara uma exposição de algumas ferramentas que permitem isso mesmo. Hoje todos nós temos um maior conhecimento relativo a mecanismos para comunicar de forma mais eficiente.
Simplesmente Fantástico. A forma como os nossos coordenadores e directores que desde sempre nos habituaram a um registo sério e rigoroso ( assim um género de Troika comportamental) conseguiram na Gala do Boneco transfigurar essa imagem para um registo muito criativo, interactivo, dinâmico e enérgico! Os Parabéns à organização.
Valeu a pena a espera! A discussão da Europa é tão interessante quanto importante.
É interessante notar como o conhecimento transmitido pelo "Falar Claro" foi tão bem conceptualizado e incorporado pelos participantes da simulação.
Sugestões
O modelo de discussão escolhido para o tema "Europa" é sem qualquer dúvida uma aposta ganha. Fica a proposta para que em futuras edições haja uma maior aplicação deste modelo, pois permite o desenvolvimento do sentido critico e é ainda uma forma muito dinâmica de conhecer a fundo os prós e contras de cada tema pelos olhos de quem neles tão convictamente acredita.