PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Marco Ribeiro Narciso
26 anos
   
Grupo Cinzento
Distrito:
Lisboa
Concelho:
Loures
Hobbie:
Praia, Desporto, Viajar
Animal:
Cão (o melhor companheiro)
Comida:
ensopado de borrego (entre muitos... escolhi esta apenas porque já não provo à muito tempo e tenho algumas saudades)
Música:
Kings of Leon - Closer (vou variando por ciclos... esta foi a que teve mais impacto em mim recentemente)
Livro:
Cem anos de solidão
Filme:
Braveheart
Gostaria de Ser:
Gostaria de sentir que de alguma forma tive importancia no mundo, mas francamente acho que provavelmente a sensação de " seria tão - poderia ser por exemplo em ser um bom pai ou ser ministro das financas e equilibrar o deficit
     
    Intervenções
   
O Estado que temos de reformar
Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
ASSEMBLEIA (exercício de simulação I)
    Registo de Intervenções
   
Pergunta Plenário: Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Pergunta Plenário: O Estado que temos de reformar
Pergunta Plenário: ASSEMBLEIA (exercício de simulação I)
    Pergunta a ...
   
 Joana Clemente
Como tem influenciado a crise o padrão de dedicação e voluntariado na sua organização?
A crise tem mostrado que o voluntariado e a dedicação não são sempre convergentes. Registamos um número crescente de pessoas que querem participar em acções de voluntariado desde o início da crise. No entanto, esse aumento tornou mais difícil fazermos a triagem entre as pessoas que chegam ao voluntariado por paixão e as que o fazem por falta de alternativas, com expectativas muito desajustadas do que uma experiência tão rica a tantos níveis pode trazer e daquilo que não está ao seu alcance proporcionar.
 Durão Barroso
Até recentemente, era patente a hegemonia mundial por parte das potências vencedoras da Segunda Guerra. Hegemonia essa agora repartida pelos chamados países emergentes (BRICs).

Tratava-se de uma hegemonia assente em supremacia económica, com tradução ainda social e política.

 

- Como preconiza a estrutura europeia para fazer face aos desafios destes países emergentes, e poderá esta manter uma hegemonia sócio-política neste contexto?

- Que possíveis consequências teria uma implosão da zona euro para o mundo?

                              - e no projecto de integração europeia?



Poderá ainda a UE, independente do formato interno assumido, manter o papel de "mediador" internacional, nomeadamente em casos de violação dos direitos humanos, numa fase em que a possibilidade da imposição sansões económicas não é já viável?
 Assunção Esteves
A formação base e actividade profissional em Direito e Ciências Políticas tem vindo nos últimos tempos a tornar-se o backgroud preponderante nos Deputados da Assembleia da República, o que tem vindo a ser referido como causa promotora do chamado "afastamento" do poder legislativo com a realidade portuguesa.

Como interpreta esta tendência e concorda com estas alegações?
 Miguel Pina Martins
Quais os sectores que considera oferecerem mais oportunidades para o empreendedorismo jovem hoje em dia?
 David Valente
Quais são neste momento os mecanismos existentes para o apoio à internacionalização das PME's portuguesas? Quais as condições de apoio e critérios para aceitação dessas entidades?
    Achei Curioso
   
  • Prof. Marcelo Rebelo de Sousa - "o PSD nunca derivará muito para a direita, na medida em que existe na sua constituição uma vertente solidária", não governamental, apolítica e individual, muito humana...(livremente adaptado...)
  • "A ideia de que o "Estado Social" é economicamente inviável é falsa. Existem é decisões políticas que são ou não assumidas" - Prof. Doutor António Borges
  • Voluntariado: "Quem quer fazer faz, quem não quer, dá desculpas" -Dra Maria Conceição Zagalo
  •     Sugestões
       
  • Sugeria que em alternativa ao "catch-the-eye", pudesse haver a possibilidade de colocar hipóteses de perguntas ao orador pela intranet:

    - permitir-se-ia a escolha das perguntas mais pertinentes, evitando que perguntas directamente relacionadas com a apresentação (surgindo portando posteriormente) fossem escolhidas em função da sua pertinência ao invés de preteridas pela ordem de solicitação.

    E, por outro lado, caso em acréscimo fosse ainda obviada a intervenção oral do inquiridor, seria possível poupar algum tempo para o orador
  • Sugeria que o período de perguntas online a convidados fosse estendido no futuro.

    Penso particularmente no caso do Prof. Doutor Miguel Morgado, cuja conferencia me interessou bastante mas a quem não foi possível acrescentar perguntas individuais. Neste caso em particular, a realização da pergunta e respectiva resposta online permitiria aliás uma melhor gestão do tempo no evento.

    Melhores cumprimentos
  • Sugeria 2 novos temas:

    - Saúde - denoto grandes lacunas na informação dos alunos sobre o SNS e lógica de financiamento (informação e debate sobre a noção de "estado social" e sua "dimensão" - questões políticas e não propriamente económicas)

    - Direito (noções básicas de jurisprudência, nos quais os elementos de áreas técnico-cientificas são bastante deficitários)

    Compreendendo as dificuldades da sua anexão num programa já de sí tão preenchido com temas de tanta pertinência e qualidade, sugeria a eventualidade de seminários simultâneos, com inscrição prévia dos alunos de forma a programar as salas..
  •