PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Eduardo de Bragança
26 anos
   
Grupo Castanho
Distrito:
Santarém
Concelho:
Ourém
Hobbie:
Música
Animal:
Tigre Branco
Comida:
Espadarte grelhado
Música:
The Battle - Hans Zimmer
Livro:
Storm of Swords (A Tale of Ice and Fire) - George R.R. Martin
Filme:
Gladiador
Gostaria de Ser:
Uma voz ouvida e uma palavra respeitada na definição de políticas públicas em Portugal
     
    Intervenções
   
Lições do passado e Ambições para o futuro
Há sinais de esperança num Mundo em crise?
    Registo de Intervenções
   
Pergunta Plenário: Há sinais de esperança num Mundo em crise?
Pergunta Plenário: Lições do passado e Ambições para o futuro
Poema: Jantar-Conferência com a Dra. Leonor Beleza
    Pergunta a ...
   
 Duarte Marques
Não seria interessante colocar a experiência das juventudes partidárias europeias em conjunto, por forma a criar nas escolas uma disciplina de integração à União Europeia, quiçá dessa forma contribuindo decisivamente para o desenvolvimento de um demos europeu?
Tens toda a razão e isso já é uma posição do YEPP, mas que ainda não obteve sucesso em Portugal. Ficarei contente se aumentarem os conceitos sobre a UE nas várias disciplinas já existentes, mas sobretudo nos cursos de ensino superior. Nos vários sectores, a presença da UE é cada vez maior, sendo o conhecimento da UE uma ferramenta cada mais indispensável na formação de quadros.
 Miguel Morgado
O que se lhe oferece dizer sobre a seguinte perspectiva: os mecanismos de funcionamento dos mercados são o sistema mais democrático e livre que existe, pois resultam do agregado das múltiplas escolhas livres de cada cidadão.
Na medida em que uma democracia representativa, pluralista e constitucional deve criar condições para a manifestação da liberdade e das capacidades criativas de todos os cidadãos, os mecanismos descentralizados de mercado são, de facto, os mais adequados para, na vida económica, servirem esses fins. Mas se, por um lado, devem ser respeitados os limites e as fronteiras que separam a vida económica das outras dimensões da nossa vida colectiva, também, por outro, convém não perder de vista que cabe aos poderes públicos que os mecanismos de mercado permaneçam vinculados aos fins que pretendemos deles (o que quer dizer que lhes cabem competências como a manutenção da concorrência e a geração de oportunidades para que todos participem nos processos económicos de mercado).
 Cândida Almeida
Quais as dificuldades práticas sentidas pelo ministério público no combate ao crime económico organizado transnacional? Que medidas concretas poderiam agilizar os procedimentos?
As dificuldades são as de satisfazer atempada e oportunamente as cartas rogatórias. Já foi discutido no âmbito dos organismos internacionais de cooperação com a rede judiciária europeia (o Eurojust) mas ainda não temos o deferimento do estabelecimento de prazos.
 Durão Barroso
Acredita que o pacto orçamental e o mecanismo europeu de estabilidade vão estar ambos em vigor no 1º dia do próximo ano?
 Assunção Esteves
Confia que os parlamentos nacionais farão uso dos mecanismos de controlo da subsidiariedade por forma a que esse instrumento seja visto pelos cidadãos como representação de uma reforçada legitimidade no processo de construção europeia?
 Emanuel Silva
A Hungria, país com população e dimensão muito semelhante à nossa, embora com PIB distintamente inferior, conseguiu em Londres 2012 8 Medalhas de Outro, 4 de Prata e 5 de Bronze, sendo o 9º País no ranking dos Jogos. O que falta a Portugal? Será um problema de cultura desportiva?
 Leonor Beleza
Num mundo em que o individualismo ultrapassa as mais das vezes a preocupação com os outros, que frase define para si a contribuição da fundação Champallimaud neste domínio?

 Luís Amado
Após um período de centralização, do eixo geo-estratégico português na Europa, o país tem vindo a espraiar-se por outras geografias com as quais mantivémos durante séculos contactos privilegiados como sejam África. América, e Ásia. O que se lhe oferece dizer sobre a utilização destas influências ao serviço do aumento do poder negocial português na União Europeia?
    Sugestões
   
  • Permitir algum tempo no calendário para uma atividade desportiva e acrescentar alguma música ambiente aos intervalos entre sessões
  • Integrar numa próxima edição uma aula com um orador internacional, em inglês, com interação também em inglês entre participantes e orador
  •