Pergunta Plenário: Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Pergunta Plenário: O Estado que temos de reformar
Pergunta a ...
Miguel Morgado
Numa altura em que assistimos a uma descredibilização da classe politica, especialmente pelos mais jovens, considera pertinente ceder à defesa de politicas de ruptura ou devemos manter-nos firmes em valores mais conservadores de direita?
Assunção Esteves
Numa sociedade ainda patriarcal, ninguém tem dúvidas que a Lei da Paridade contribuiu para o aumento do número de mulheres na política. Contundo é impossível garantir que se mantenham. Será que a política ficou, de facto, mais igual?
Miguel Pina Martins
No actual contexto sócio-economico e perante a elevada taxa de desemprego, o empreendedorismo é muitas vezes visto como um caminho para criar apenas o próprio trabalho.
Não estaremos de certo modo a confundir políticas de inovação e empreendedorismo com necessidade? Quando é que estas duas motivações se começaram a confundir, ou quando estiveram realmente separadas?
Será pertinente afirmar que, actualmente, tanto a Igreja como a Politica enfrentam iguais problemas de descredibilização, desinteresse e desacreditação junto dos jovens portugueses?
Achei Curioso
Prof. Adriano Moreira - "É importante não esquecer o 1.º de Dezembro,... mas também pode ser lembrado a trabalhar!”
“Quanto mais falam, mais se enterram...sejam concisos!” CC
Achei curioso abrir o expresso e encontrar como manchete "Campanha do MPLA terá custado 60 Milhões".
Mostra claramente que os assuntos debatidos na UV estão na vanguarda das preocupações da actualidade.
"Temos cada vez mais de aprender a fazer omeletes sem ovos." Conceição Zagalo.
Achei muito interessante o último ponto da Dra. Manuela Franco, referindo que devemos ter um olhar transatlantico. A nossa história dá nos certamente uma vantagem enorme de contacto com outros paises e continentes que não o europeu. Uma janela de oportunidade que não deve de todo ser descurada, principalmente em tempos de crise no velho continente.
Sugestões
Quando selecionamos o grupo de trabalho da nossa cor, a pagina abre com o título "Universidade de Verão 2008":)
Ainda que necessário algum trabalho técnico, seria interessante dispor de uma área na intranet onde o grupo de trabalho pudesse comunicar entre si, facilitando a troca de ideias rápidas e evitando possiveis distracções noutros recursos como grupos de facebook.
Criação de um seating (nomes) ao almoço que promova uma rotatividade e o contacto inter equipas. Um pouco o que é feito na selecção dos uvianos para os grupos de trabalho, mas neste caso promovendo o contacto entre membros de diferentes equipas. Não diria em todos os almoços, pois também é necessário ter tempo em equipa, mas em alguns seria interessante. Conselheiros e staff poderiam igualmente ser distribuídos por mesa.
Pela sua importância no panorama nacional, sugiro que seja considerado o tema Turismo. Poderá ser num jantar conferência ou incluido numa aula de economia através de um orador que domine esta temática.
Ainda que certamente existam razões para não ter existido espaço a perguntas (modo catch the eye) no painel debate "Precisamos de uma Europa Federal?", teria sido sem dúvida uma mais valia se tivessemos tido essa possibilidade.